A criação de uma empresa: O mundo digital transformando os negócios.

O mundo de Internet é muito dinâmico e desafiador. Acompanho a evolução da Internet desde 1995, portanto, há mais de 20 anos. Posso assegurar que é humanamente impossível estar up date com tudo, mas podemos ao menos estabelecer alguns focos e acompanhá-los. Temos a obrigação de saber o que acontece nos segmentos que atuamos, porém esse acompanhamento tornou-se muito desafiador.

Nos dias de hoje, a cada momento alguém em algum lugar do planeta lança algum sistema de meios de pagamento revolucionário ou cria alguma plataforma nova de e-learning que traz inovações etc. Principalmente pela facilidade onde qualquer pessoa com uma ideia – que pode ser boa ou não – tem condições de colocá-la no “ar” em minutos através de provedores de hospedagem em nuvem, como UOL. E mais, pode também com alguns clicks associá-la à algum meio de pagamento que aceita todas as bandeiras de cartão de crédito como o Pagseguro.

A divulgação também ficou factível através de soluções associadas ao target desejado e o mais importante, estabelecendo o quanto você está disposto a investir na comunicação. Sem contar redes sociais, blogs, sites e outras ferramentas usadas para tal. Tudo isso de forma rápida, com despesas pequenas e pagas sob utilização ou demanda.

Enfim, tudo ficou mais fácil! O problema é ter uma ideia que faça a diferença e de fato possa ter atributo suficiente para atrair não só a atenção das pessoas como também que as façam consumir. Não podemos esquecer que boas ideias muitas vezes surgiram em teses universitárias e em empresas criadas em garagens. E hoje, muitas delas são líderes mundiais, usando plataformas universais.

Cada vez mais percebe-se empresas que acham que sua indústria ou serviço possuem tal peculiaridade que não precisam estar associadas ao mundo digital. Essas empresas mais cedo ou mais tarde quebrarão a cara. O problema ocorre quando além de não acordarem para essa verdadeira revolução digital, tentam remar contra.

A indústria fonográfica é um exemplo claro disso, plataformas digitais de música substituíram a venda de CDs, que daqui a pouco virará peça de museu, fazendo companhia aos discos de vinil. Os grandes conglomerados de mídia que não buscaram se modernizar, usando a Internet como aliada, também estão passando por dificuldades.

As vezes um aplicativo útil pode estimular um determinado serviço e destruir a forma antiga de se consumir, como por exemplo, os polêmicos aplicativos de táxi.

Uma coisa sempre prevalecerá, posso garantir que a vossa excelência o cliente é quem vai mandar nesse jogo. Esteja atento ao que ele está sinalizando pois é ele quem vai consumir ou não o seu produto ou serviço.

Foco no cliente é importante para nos anteciparmos e sempre satisfazer seus desejos, antes que algum concorrente o faça. E o pior é que esse concorrente, nesse mundo digitalizado, pode ter sido criado a pouco tempo, mas pode ter o “poder” de destruir o seu modelo de negócio. E o mais grave, o negócio do seu cliente também pode estar sendo ameaçado.

Bem-vindo ao mundo digital!

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.