Conheça seu cliente em 2021

Todo início de ano surgem diversos artigos com previsões sobre o que fazer, o que usar e onde investir em tecnologia no período que se inicia. Entretanto, ainda estamos passando por uma situação completamente nova para todo o mundo, sejam eles consumidores, fornecedores, profissionais ou empresas em geral. O ano de 2020 nos forçou a aprender coisas novas e a mudar práticas e comportamentos, como por exemplo a adoção do home office por grande parte das empresas, até mesmo o crescimento expressivo do comércio eletrônico, motivado pelo isolamento social.

Lembro que no início de 2020, publiquei um artigo que falava sobre a China e como ela estava ditando as tendências para o ano que se iniciava. Direcionamentos dos meios de pagamentos, uso de QR Code, super apps, uso de reconhecimento facial para pagamentos, conveniência e educação eram alguns dos pontos abordados. Apesar das leituras e de enxergar isso, principalmente no setor da tecnologia, foi uma surpresa ver isso se concretizar e, principalmente, refletirem no mercado brasileiro.

Imagino que, se não fosse a pandemia, que mudou bruscamente a prioridade de quase todas as empresas, teríamos visto mais investimentos em reconhecimento facial, automações e na educação. Mas é fato que o estilo de vida baseado em conveniência já se estabeleceu na sociedade e no dia a dia das pessoas. Empresas como iFood, Rappi e todo o varejo já perceberam essa nova realidade e é isto que irá ditar os investimentos e tendências para 2021.

A nova jornada do cliente

Um mundo de conveniência, onde o consumidor, por meio de um smartphone, tem comodidade e praticidade, com inúmeros aplicativos à sua disposição, para resolver qualquer demanda, faz com que conhecer esse cliente se torne essencial para saúde financeira ou até para a sobrevivência do negócio. O uso de dados para traçar o perfil do consumidor já não é mais novidade. Neste cenário, o cliente precisa ser entendido, para que seu negócio consiga proporcionar a melhor experiência possível e essa jornada começa no primeiro contato digital com as diversas interfaces de uma empresa e nunca termina. O cliente está cada vez mais exigente e o encantamento contínuo é o que faz a diferença.

Um desafio maior está em conseguir atender os diferentes perfis de consumidores. Hoje temos Baby boomers, X, Y e Z convivendo e demandando de formas diferentes. Quem não conhece aquele pai, mãe ou avô que ainda gosta de ir a uma agência de banco falar com o gerente? Mas temos também a geração que evita ao máximo ir até uma agência física, preferindo resolver todas as questões pelo app ou até mesmo interagir com um Bot via texto. Esse é só um exemplo, mas ele está em todos os mercados, gente que compra camisa experimentando na loja e outros que já medem em casa o corpo e as pedem pelo app, pessoas que preferem escolher os vegetais na feira e aquelas que já terceirizam essa tarefa solicitando um delivery.

Esta é a realidade e o uso de plataformas de Big Data, Customer Relationship Management aliadas a uma plataforma de Marketing Digital e uma experiência Omnichannel no processo de venda são essenciais para a sobrevivência das empresas no novo mundo. Para atingir o nirvana, onde o cliente tem a melhor experiência possível, a tecnologia é apenas o meio onde tudo que é pensado no negócio é traduzido para os recursos em nuvem trabalharem a favor dessa experiência. É nesse momento que as plataformas de serviços cognitivos, analytics, Big Data e edge computing entram para facilitar as diversas soluções em implementação. Atualmente, a grande vantagem é que podemos consumir tudo isto como serviço e pagar pelo uso, consumindo direto dos diversos fornecedores de software, soluções e serviços em nuvem. O ganho para a disponibilização de um MVP e até mesmo soluções prontas é considerável e, no final do dia, são meses de trabalho a menos.

Educação ainda é um desafio no Brasil         

Formação de mão de obra no Brasil continua sendo um imenso desafio. A demanda por desenvolvedores, engenheiros de software e engenheiro de sistemas segue extremamente em alta. Se existe um benefício em toda essa situação de pandemia, podemos dizer que foi a possibilidade de contratar profissionais de qualquer lugar do Brasil ou do mundo, pois a necessidade de ele estar presente em um escritório já não existe mais. Mesmo assim, caso o Brasil, em algum momento, atinja marcas de crescimento superiores ao que estamos acostumados a ver, poderemos ter uma escassez grande de profissionais na área prejudicando o crescimento das empresas.

Percebe-se que as grandes empresas desenvolvedoras de tecnologia não esperam mais por soluções do Governo. O que vemos são iniciativas de formação profissional totalmente privadas que passam por bolsas de estudo, incentivo a certificações, programas de treinamento e formação em tecnologias estado-da-arte. Todos se beneficiam com estas iniciativas, a comunidade, a empresa, os consumidores e o próprio país. É assim que seguimos na jornada de tornar o Brasil tecnologicamente relevante consumindo e produzindo tecnologia para todo o mundo.

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.