Orquestração em nuvem otimiza gestão em multicloud

O gerenciamento eficaz de recursos baseados na nuvem é um desafio crescente para a TI corporativa. À medida que as organizações migram os aplicativos existentes para a nuvem e desenvolvem novos recursos, os sistemas em cloud lidam com grandes volumes de dados em vários ambientes de nuvem.

Então, as companhias se deparam com uma questão: como estabelecer e manter processos coerentes com sistemas cada vez mais díspares?

Para abordar este desafio com eficácia, as organizações de TI começaram a usar um novo tipo de tecnologia. Projetada para facilitar o gerenciamento de infraestrutura baseada em cloud, a orquestração em nuvem promete simplificar muito as tarefas de gestão.

Neste post, você conhecerá o conceito de Infraestrutura como Código (IaC). Para completar, listamos as principais ferramentas de orquestração em nuvem e apontamos como elas poderão ajudá-lo.

Vem saber mais: avance na leitura do artigo!

 

Orquestração em cloud: o que é e como aplicar?

Como o próprio nome sugere, a orquestração aponta o caminho para que a gestão em nuvem seja feita com velocidade, automatização, integração e custo adequado.

Em suma, o conceito permite que as empresas otimizem a gestão em cloud computing. Isso porque proporciona:

  • Agilidade na alocação de recursos;
  • Distribuição adequada das cargas de trabalho entre recursos baseados em nuvem;
  • Implantação organizada de um serviço em vários servidores ou ambientes em nuvem;
  • Redução de custos obtida com a gestão eficiente da infraestrutura em cloud;
  • Customização das soluções em nuvem, conforme a demanda da empresa;
  • Maior segurança e visibilidade, já que os recursos disponíveis permitem varreduras contínuas de vulnerabilidade, testes de conformidade e validação de configuração.

 

Casos de uso: como a orquestração em cloud pode ser aplicada na prática?

São várias as aplicações das tecnologias de orquestração. Elas permitem, por exemplo, que a companhia contrate serviços de diferentes provedores e, ao mesmo tempo, consiga gerenciar todos em uma única solução de gerenciamento. Muito mais simples assim, não é mesmo?

Outro caso de uso: a orquestração permite automatizar a instalação de softwares em servidores. Assim, é possível planejar máquinas com determinadas funções, softwares, banco de dados e outros componentes. Ou seja, a orquestração escala, organiza e executa os processos de instalação, gerenciamento e configuração.

A tecnologia de orquestração também oferece suporte para os modelos de desenvolvimento DevOps. Isso porque o modelo viabiliza a comunicação, a colaboração e a integração contínua entre os times de desenvolvimento e infraestrutura. Com isso, é possível ver a qualidade dos serviços prestados pela área de TI dar um salto.

 

Ferramentas de orquestração

Basicamente, existem três aspectos da orquestração de nuvem:

  • Orquestração de recurso: voltada para a alocação dos recursos físicos servidores, de memória, processamento, backup, entre outros;
  • Orquestração de carga de trabalho: com o compartilhamento das cargas de trabalho entre os recursos;
  • Orquestração de serviço: implementação de soluções em servidores ou em ambientes de nuvem para planejar a gestão automatizada.

Atualmente, o mercado oferece uma série de mecanismos e ferramentas para orquestração em cloud. Para escolher as ferramentas ideais para o seu negócio, o ideal é compreender a organização da estrutura multicloud, e neste ponto a Compasso UOL pode ajudar você.

A seguir, apresentamos algumas das ferramentas de orquestração em cloud.

 

Infraestrutura como código (Cloud Native)

Google Cloud Deployment Manager

A ferramenta permite automatizar a configuração e implementação da nuvem do Google com implantações paralelas e configurações orientadas a modelos. Além disso, a solução fornece um rico conjunto de funcionalidades para gerenciar todas as fases de configuração e gerenciamento de sua infraestrutura, desde a criação de recursos até a exclusão.

 

Azure Resource Manager

Para implementar a infraestrutura como código nas soluções do Azure, o ideal é usar os modelos do Azure Resource Manager (ARM). O modelo é um arquivo JavaScript Object Notation (JSON) que define a infraestrutura e a configuração do seu projeto.

Na prática, o ARM usa sintaxe declarativa, ou seja, permite indicar o que será implantado, sem a necessidade de descrever a sequência de comandos de programação para criá-lo. Basta especificar os recursos que serão implantados e as propriedades desses recursos.

 

AWS Cloud Formation

As empresas que contam com a infraestrutura da AWS podem usar o CloudFormation como ferramenta de código para acelerar o provisionamento de nuvem.

Como uma das soluções SaaS, o CloudFormation permite descrever um ambiente completo usando software. A ferramenta permite:

  • Elaborar o conjunto de recursos relacionados da AWS e de terceiros;
  • Provisionar a nuvem com rapidez e consistência;
  • Gerenciar o seu ciclo de vida a partir da infraestrutura como código.

Ao usar o CloudFormation, é possível descrever os recursos desejados e suas dependências e fazer uma configuração em conjunto como uma pilha. Assim, em vez de gerenciar os recursos individualmente, o time de TI usa um modelo para criar, atualizar e excluir uma pilha inteira como uma única unidade. O gerenciamento e o provisionamento em pilhas podem ser feitos em várias contas e regiões da AWS.

Com a infraestrutura como código em SaaS, a implementação e o gerenciamento da nuvem ficam acessíveis a um clique de distância. Essas ferramentas de IaC permitem implantar novos servidores de produção, simular rapidamente novos fluxos de trabalho e testar atualizações.

 

Infraestrutura como código (Cloud Agnostic)

Terraform

Elaborado pela HashiCorp, o Terraform é uma das principais soluções do mercado de infraestrutura como código que pode ser utilizado nos principais provedores de nuvem.

Ele codifica a infraestrutura em arquivos de configuração que descrevem a topologia dos diferentes recursos da nuvem, como máquinas virtuais, contas de armazenamento e interfaces de rede.

Além disso, o Terraform permite a implantação de uma infraestrutura em vários provedores de nuvem. Usando um mecanismo simples e recursos consistentes, os desenvolvedores têm condições de gerenciar a definição de cada infraestrutura.

De outro modo, é possível fazer novos provisionamentos de nuvem com segurança, agilidade e eficiência. Isso porque para alterar as configurações da cloud, as ferramentas de automação de infraestrutura podem ser acionadas.

Para organizações que mantêm uma nuvem híbrida ou um ambiente multicloud, o Terraform é a solução ideal. Confira alguns diferenciais da ferramenta:

  • Código aberto: o Terraform conta com muitas comunidades de colaboradores que criam plug-ins para a plataforma. Por isso, é fácil encontrar plug-ins, extensões e suporte profissional para qualquer tipo de nuvem. Com tamanha colaboração, o Terraform segue em constante evolução, registrando novos benefícios e melhorias.
  • Agnóstico de plataforma: isso quer dizer que você pode usá-lo com os principais provedores de serviços em nuvem. A maioria das outras ferramentas IaC funcionam com um único provedor de nuvem.
  • Infraestrutura imutável: a cada mudança no ambiente em cloud, a configuração atual é substituída por uma nova que responde pela mudança, e a infraestrutura é ‘reprovisionada’. Desse modo, as configurações anteriores podem ser mantidas para permitir restaurações, se necessário. Esse é um diferencial do Terraform. As demais ferramentas têm estrutura mutável que podem levar a desvios de configuração.

 

Gerenciamento de configurações

No mercado, as principais soluções desta categoria são responsáveis por uma série de processos, como:

  • Provisionamento de instâncias;
  • Configuração de serviços e deploy de aplicações;
  • Criação e orquestração de serviços de IaaS.

Nesta categoria, em uma estratégia de orquestração em cloud usando IaaS, algumas ferramentas se destacam e temos como alternativa o Chef e o Puppet.

Vale destacar que as nuvens oferecem essas ferramentas como serviços, como, por exemplo, o AWS OpsWorks.

Também nesta categoria, encontramos o Ansible que vem conquistando um espaço considerável dentre os administradores de TI, devido a sua linguagem declarativa e facilidade de implementação.

 

Orquestrador de containers: Kubernetes

Desenvolvido originalmente pelo Google, o Kubernetes é uma plataforma de orquestração de contêineres para automatizar a implantação, escalonamento e gerenciamento de aplicativos em contêineres. Na verdade, ele se estabeleceu como o padrão de fato para a orquestração de contêineres.

Hoje, é o principal projeto da Cloud Native Computing Foundation, apoiado por atores importantes como Google, AWS, Microsoft, IBM, Intel, Cisco e RedHat.Tanto é verdade que as nuvens oferecem o Kubernetes como serviço, a exemplo do Google Kubernetes Engine (GKE), Amazon Elastic Kubernetes Service (EKS) e Azure Kubernetes Service (AKS)..

A plataforma automatiza as operações e elimina muitos dos processos manuais de implantação das aplicações em containers. Tudo isso com base em uma arquitetura de micro serviços para quase qualquer nuvem. Ou seja, facilita muito a gestão de uma infraestrutura multicloud.

Neste modelo, é possível criar uma camada de abstração sobre um grupo de hosts, para que as equipes de desenvolvimento possam implantar seus aplicativos. Enquanto isso, o Kubernetes gerencia outras atividades como:

  • Controle de consumo de recursos por aplicativo ou equipe;
  • Distribuição uniforme das cargas de aplicativos em sua infraestrutura;
  • Carregamento automático e equilíbrio as solicitações nas diferentes instâncias de um aplicativo;
  • Inclusão de armazenamento para executar aplicações, bem como monitorar o estado;
  • Verificação da integridade e auto recuperação das aplicações.

 

Parece complexo lidar com a orquestração em nuvem? Então, conte com a Compasso UOL como parceira de tecnologia em multicloud. Queremos descomplicar esse processo pra você! Entre em contato conosco e saiba como!

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.