Como ocorre a aprendizagem?

Esse artigo é o segundo em uma série, por isso antes de ler confira se leu o primeiro.

Gostaria de esclarecer a diferença entre os conceitos de aprendizagem e memória. Aprendizagem diz respeito a um processo de aquisição de informação, enquanto que memória refere-se a persistência dessa aprendizagem, de modo a ser recuperada posteriormente.

Boa parte do processo de aprendizagem ocorre a nível inconsciente, para que uma informação possa se fixar e tornar-se um registro permanente em nosso cérebro, ela requer um esforço extra. A psicologia cognitiva indica que há três processos importantes nesta fase, são eles: repetiçãoelaboração consolidação.

Vamos imaginar uma pessoa que, em toda a sua vida, até este momento só conhecia a existência de gatos da cor branca. E de repente ao sair para caminhar numa manhã de sábado, ela avista um gato preto miando na calçada. Essa informação do “gato preto” vai se associar com o registro já existente sobre gatos, adicionando um novo detalhe: a cor preta. O novo conhecimento pode durar por algum tempo se não for repetido e recordado, e então irá se dissipar. Mas agora, vamos supor que visão do gato preto estimule a curiosidade dessa pessoa fazendo-a buscar por novas informações a respeito, lendo sobre o assunto, pesquisando em livros ou na internet, conversando com outras pessoas… Essas atividades trarão à tona os conhecimentos já existentes no cérebro para um alto nível de ativação, tornando-os disponíveis para nossa memória de trabalho (memória operacional) e permitindo que novas informações se associem ao conjunto sobre gatos: gatos podem ter outras cores, tamanhos, listras, raças… Todas essas informações estão agora interligadas em uma rede de informações que englobam o conceito “gato”.

Nesse processo, observamos evidentemente a repetição no uso da informação, em conjunto com a elaboração, onde ocorreu a associação da nova informação com os registros já existentes. Isso fortalece a memória tornando-a duradoura.

Quanto mais repetir essa atividade de recuperar informação de nossas memórias e quanto mais associar nosso conhecimento prévio com novas informações, construindo novos ganchos e ligações, mais forte serão os registros e os mesmos se fixarão de forma permanente.

A elaboração pode ser simples ou complexa, mediante ao número de atividades cognitivas que estiverem envolvidas, isto é, quanto mais canais sensoriais participarem, como: tocar, escutar, manejar, ver, sentir, escrever, recitar, degustar… Maior será a quantidade de vínculos e ligações, que serão formados, a partir da nova informação com as informações pré-existentes em nosso conhecimento. E as informações aprendidas com níveis mais complexos de elaboração, possuem mais chances de se tornarem registros fortes e permanentes, uma vez que um maior número redes neurais estarão atuando no processo de aquisição da informação.

E por fim chegamos no processo de consolidação, onde ocorrem alterações biológicas nas ligações neurais. Sinapses são desfeitas, outras ativadas, dendritos morrem ou nascem, essa operação envolve produção de proteínas e substâncias responsáveis pelo fortalecimento de sinapses, que facilitam a passagem de impulsos nervosos. Ou seja, a estrutura física do cérebro é reconfigurada e este processo não ocorre instantaneamente, é necessário tempo.

“Não importa o quão grande seja o talento e esforço, algumas coisas levam tempo. Você não consegue produzir um bebê em um mês fazendo com que nove mulheres fiquem grávidas”. — Warren Buffett

Fontes: Medium

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.