Hard Skill e Soft Skill, uma perspectiva prática

Soft skills são consideradas habilidades pertencentes ao indivíduo, habilidades particulares ou de âmbito pessoal, como por exemplo, adaptabilidade, empatia, etc. Elas provêm da formação pessoal e envolvem, entre outros fatores, os socioculturais. 

Hard skills são habilidades técnicas, aquelas que provêm do conhecimento adquirido através de treinamentos, cursos, certificações ou até mesmo empíricas. Partindo de uma perspectiva prática, um cenário hipotético, uma atividade que objetivamente poderia prender-se dentro de um universo técnico, podemos identificar nas hard skills a importância de termos e evoluirmos nossas habilidades pessoais. 

No universo da tecnologia da informação, é natural a busca por conhecimento técnico, já que este normalmente é o primeiro requisito para identificação e compatibilidade com a função a ser desempenhada. No entanto, além dos conhecimentos técnicos, cada vez mais cresce a importância das habilidades pessoais, de forma que as competências caminhem juntas. As soft skills podem ser e são em muitas empresas tão importantes quanto habilidades técnicas. 

Dentro desta abordagem veremos um simples cenário na carreira de um desenvolvedor. À primeira vista restringe-se a uma atividade de cunho técnico, mas pode-se extrair muito mais da situação ao problematizarmos a atividade, trazendo um olhar para a relação humana. 

Serão evitados termos técnicos visto que o objetivo é analisar um exemplo hipotético, de forma que tal exemplo seja claramente comum a outras áreas de atuação. 

As relações humanas sempre foram fundamentais para evolução individual. De uma perspectiva Aristotélica, o homem é um animal político, ou seja, carece de relações inter-humanas. Necessitamos de relações com outras pessoas e isso não é diferente em nosso ambiente profissional. 

Partindo de uma ótica prática, é importante demonstrar como soft skills podem estar diretamente atreladas a hard skills, e através de um exemplo hipotético é possível evidenciar a importância de ambas caminharem juntas no âmbito profissional. 

Visto que soft skills são consideradas por muitas empresas um filtro para o preenchimento do cargo ofertado, é de importante relevância elucidarmos como o ponto de vista humano sobre uma atividade prática e técnica pode influenciar e produzir impactos positivos.

 

Do cenário hipotético 

Um cenário que todo desenvolvedor, ou ao menos a maioria, se depara em algum momento da sua jornada profissional é o de code review. Esse processo é de suma importância para toda empresa que trabalha com desenvolvimento de software, pois além de realizar prevenções de problemas e débitos técnicos, produz troca de conhecimento, evolução técnica do desenvolvedor entre outros fatores benéficos.  

De forma sintética, o code review é uma técnica utilizada para que um código desenvolvido passe por um filtro de aprovação ou recusa antes de ir para o próximo passo do fluxo adotado pela empresa, desta forma, mitigamos as possibilidades de códigos problemáticos em produção. Como já mencionado, à primeira vista é uma atividade técnica em que um desenvolvedor avalia o código de outro, e desta forma o resultado pode ser aprovado ou não. 

Esta avaliação ocorre normalmente em um ambiente onde a linguagem de comunicação se dá através da escrita. Um desenvolvedor pode reprovar o código de outro, descrever sua justificativa e realizar sugestões em espaços específicos. 

 

Problematizando o cenário

Em um cenário onde temos o objetivo de reprovar ou aprovar um código, é importante nos atentarmos a uma obviedade: este código foi desenvolvido por uma pessoa.  

A linguagem de comunicação se dá no primeiro momento através da escrita. Essa interlocução é fria, de modo que palavras mal colocadas podem gerar interpretações equivocadas. Portanto, é importante mais do que conhecimento técnico para a aprovação de um código, ou seja, as nossas hard skills. Evidenciarmos na prática nossas soft skills significa conseguirmos reprovar um código – e consequentemente reprovar o feito de alguém – através de uma comunicação escrita clara e objetiva, mas também empática. 

As relações interpessoais são fundamentais para o desempenho de toda equipe, essa é uma soft skill fundamental, e para isso pequenos detalhes na rotina profissional precisam ser observados através de diferentes perspectivas. 

O code review é fundamental para garantia da qualidade técnica no desenvolvimento de um software, um código quando não atende os requisitos prévios necessitará de ajustes e reajustes até sua aprovação. Nesse cenário, termos como “reprovar” ou “reprovado” exercem força em uma comunicação escrita em que não temos a mesma sensibilidade de percepção que possuímos em uma comunicação oral. 

Seja na forma coloquial ou formal, a escrita requer cuidado. Dentro de um cenário rotineiro em que diariamente pessoas estão avaliando códigos desenvolvidos por outras pessoas, suas justificativas, críticas e comentários podem ser lidos por todos. É essencial que a comunicação seja realizada de forma transparente, as críticas se refiram ao código e não a pessoa, e que haja empatia e disposição para ajudar no código não aprovado.  

Na perspectiva de quem reprova, é importante ter resiliência, disposição para melhorar e para receber críticas. Para esse profissional, uma comunicação menos cuidadosa poderia causar animosidade desnecessária, prejudicar relações interpessoais, gerar uma discussão paralela e prejudicar entregas de valor. 

Parece simples, mas soft skills influenciam até mesmo os pequenos detalhes, assim, ao invés de criar um problema, antagonicamente pegamo-nos resolvendo, evitando ou contornando um. Uma pequena ação derivada de uma habilidade pode preservar a abertura de um arcabouço de problemáticas. 

Sendo assim, mesmo em uma atividade técnica como a mencionada, existe o processo de interação humana diariamente. Tais interações fazem transparecer as nossas soft skills, e em empresas onde a importância delas se dão em nível cultural, temos que buscar evoluir continuamente nossas habilidades pessoais de forma concomitante a nossos conhecimentos técnicos. Esse aperfeiçoamento facilitará o crescimento profissional e consequentemente afetará positivamente a evolução em todos os âmbitos de convivência e relação social. 

 

Considerações finais 

Através de um cenário simples e hipotético, inserimos uma atividade do mundo real de um desenvolvedor. Nesta situação, assim como em tantas outras, passa despercebido por muitas vezes o fator de interação humana e a importância das boas relações. 

Observando o exemplo citado, é possível imaginar uma linha tênue entre um comentário ou um termo escrito ser interpretado de forma amigável ou hostil quando seguido de uma ação como a de reprovar, mais ainda quando imaginamos que o receptor da crítica pode ser um iniciante na profissão ou na empresa. 

Evidenciamos o quão fundamental é evoluirmos nossas soft skills para melhorarmos habilidades de comunicação, aptidões emocionais, entre diversas outras competências. Além disso, é possível perceber que ambas caminham próximas.  

Tornando nossa evolução pessoal parte importante da evolução profissional, durante nossa jornada aumentamos as possibilidades de construir relações interpessoais saudáveis, gerando valor para as equipes por onde passamos através de hard e soft skills.

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.