Soft Skills: confira as 5 mais buscadas pelas empresas

Se por um lado os recursos digitais ganham cada vez mais espaço, por outro os talentos dos profissionais também estão em destaque, sendo requeridos pelas organizações. Também conhecidas como soft skills, as competências relacionadas ao comportamento e à personalidade das pessoas estão em evidência. São elas que os recrutadores tanto buscam nos processos de seleção.

Contudo essa jornada não tem sido muito fácil. De acordo com o estudo The Digital Talent Gap, realizado pela Capgemini Digital Transformations Institut,  em 2017:

  • 59% das empresas aponta lacunas de soft skills;
  • 55% percebem que a carência de soft skills vêm aumentando nos últimos dois anos;
  • 51% enfrentam também a falta de hard skills.

Diante deste cenário, enquanto os gestores de recursos humanos se esforçam para identificar maneiras de  aumentar o número de soft skills, os profissionais têm o desafio de desenvolvê-las para se destacar no mercado.

Quer entender melhor o conceito e conhecer as habilidades indispensáveis neste novo tempo? Continue lendo esse artigo! 

 

O que são soft skills? E hard skills?

As soft skills podem ser definidas como habilidades particulares, que envolvem  aptidões mentais, emocionais e sociais. Elas são construídas a partir das experiências, da cultura, das referências e da educação de cada um.  

As soft skills também estão relacionadas à maneira como as pessoas interagem e se relacionam no ambiente organizacional. Portanto, são habilidades mais subjetivas e difíceis de serem avaliadas.

Em contrapartida, as hard skills são competências técnicas que podem ser ensinadas em treinamentos e cursos de capacitação. Um workshop sobre design thinking, por exemplo, pode fornecer aos profissionais o conhecimento necessário para que ele use a técnica no dia a dia. Ou seja, diferente de uma soft skill, a hard skill pode ser construída a partir de iniciativas de qualificação profissional.

 

Empresas intensificam buscas por soft skills 

Ainda de acordo com a pesquisa global Capgemini Digital Transformations Institute de 2017, que contou com a participação de 1.250 executivos, as empresas vêm buscando soft skills que sejam capazes de auxiliar em estratégias centrais:

  • 65% delas têm o foco no cliente e visam ter um time apto para prestar bom atendimento;
  • 64% buscam profissionais com espírito colaborativo, que sejam capazes de cooperar com a equipe e agilizar a rotina de trabalho;
  • 64% querem novos talentos que sejam movidos pela paixão por aprender e estejam sempre prontos para sair da zona de conforto e buscar novos conhecimentos;
  • 61% requerem profissionais com habilidade organizacional que tenham competências técnicas para compreender a estrutura complexa da empresa. 

5 soft skills mais exigidas pelas organizações 

Sabendo que as empresas têm lacunas de soft skills, o próximo passo é conhecer quais são elas e se preparar para desenvolvê-las. Confira, a seguir, cinco das habilidades mais buscadas pelas organizações:

#1 Boa comunicação e colaboração

Essas softs skills são apresentadas em único tópico porque se complementam. Sem uma comunicação clara e eficiente, a colaboração será comprometida.

Portanto, ambas são habilidades indispensáveis para garantir um fluxo de processos otimizado e o alcance dos objetivos propostos. Sendo assim, se você souber se expressar bem, de maneira clara e objetiva, também terá facilidade em colaborar com o time. 

Invista nas duas soft skills e ganhe vantagem competitiva de mercado.

#2 Flexibilidade

Tão importante quanto se comunicar bem é se mostrar pronto para encarar novos desafios, demandas, exigências e concorrentes. As mudanças, dentro e fora da organização, acontecem o tempo todo. Portanto, mostre flexibilidade e seja resiliente mesmo nas situações mais adversas e inesperadas.

#3 Relacionamento interpessoal

Para que os processos sejam otimizados e as áreas integradas, é preciso que os profissionais saibam se relacionar bem. Daí a importância da empresa ter um time com colaboradores que saibam ter um bom relacionamento interpessoal. Somente dessa maneira todos podem trabalhar alinhados, contribuindo para o alcance de objetivos ou meta comuns e de resultados expressivos.

#4 Equilíbrio emocional e capacidade de trabalhar sob pressão

Nem todos os dias são tranquilos no dia a dia de uma empresa. Pelo contrário, em muitos momentos, o profissional pode se deparar com prazos curtos, reuniões difíceis e outras situações que geram tensão e podem comprometer seu desempenho.  

Além disso, outros acontecimentos na vida pessoal também podem mexer com o colaborador. Consequentemente, o equilíbrio emocional é uma das soft skills mais requisitadas pelas organizações. Sem ela, muitas pessoas podem não resistir a situações mais complexas e desafiadoras.

Gostou do conteúdo e deseja conhecer outras tendências que podem impactar no desempenho do seu time? Confira o artigo: Cultura da inovação: como aterrissar nesse conceito?

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.