Gerenciar projetos é uma habilidade para a vida

Quando ouvimos uma conversa entre gerentes de projetos, sempre aparecem algumas siglas e expressões estrangeiras bem típicas da categoria: PMI, PMO, PMP, PMBOK, WBS, Baseline, Deadline, Status Report, Kick off … Esses termos transmitem uma atmosfera de alta complexidade e de aplicação distante para qualquer pessoa.

Sou apaixonado por Gerenciamento de Projetos. Trabalho há mais de uma década com isso, leciono e estou há oito anos envolvido com PMI São Paulo – Project Management Institute, maior instituição profissional em gerenciamento de projetos do mundo. Estou convicto de que o que aprendemos e aplicamos é uma habilidade que todas as pessoas deveriam desenvolver.

A definição clássica diz que “projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto exclusivo” e então abro a reflexão: “Quantos projetos conduzimos em nossa vida?”. Pode ser aquele levantamento que o chefe pediu, o curso que você está fazendo, a reforma da sua casa, a festa de casamento dos sonhos na praia, a organização de um treinamento ou um evento, ou seja, todos nós, querendo ou não, somos gerentes de algum projeto.

 

Conhecimento

Mas é fato que nem todos os nossos projetos pessoais ou profissionais são concluídos ou alcançam o resultado esperado. Porém, existem milhares de profissionais reconhecidos por sua alta competência que juntos desenvolveram um guia que, se você seguir suas recomendações, há um percentual de sucesso muito maior do que se você fizer do seu jeito.

Trata-se do Guia PMBOK®, um livro desenvolvido por gerentes de projetos de todo o mundo coligados ao PMI – Project Management Institute, que traz as melhores práticas para a obtenção de sucesso em seus projetos.

A habilidade de fazer um projeto acontecer é importante para qualquer área de atuação, seja um advogado preparando uma defesa e usando técnicas de decomposição de escopo para que tenha a visão detalhada de um processo, um empreendedor aplicando a análise de riscos para evitar surpresas, um professor para identificar a melhor forma de se comunicar com seu público ou até você fazendo seu planejamento profissional anual usando cronograma e orçamento.

O Gerenciamento de Projetos não é apenas a “profissão” de alguns, mas sim uma habilidade valiosa para a vida e é por meio dos resultados de sucesso dos nossos projetos que viabilizamos o alcance dos nossos objetivos e até nossos sonhos.

Lembre-se, você é o projeto mais importante da sua vida!

 

Artigo elaborado por Anderson Sales consultor e professor de Sprint1.

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.