Agile Cockpit: ferramenta criada pela Compasso UOL ajuda empresas a atingirem alta performance

Plataforma sustenta a cultura ágil e é utilizada por empresas inovadoras como a Livelo, para orientar seus times a construírem produtos e serviços de excelência

O mercado está cada vez mais competitivo, isso é fato. Por isso, cada vez mais, investir em inovação nos produtos e serviços que entregam aos clientes é a missão das empresas, bem como nas suas próprias estruturações internas.

Pensando nisso, a Compasso UOL, empresa que tem seu trabalho focado na agilidade, mobilizando times, áreas e organizações para construírem produtos e serviços melhores construiu o Compasso UOL Agile Cockpit. A ferramenta que entrega indicadores e insights de acordo com a necessidade do cliente, tem como objetivo auxiliar os times ágeis a atingir a alta performance, oferecendo sempre um serviço de excelência.

O Compasso UOL Agile Cockpit é disponibilizado dentro das entregas de serviços de Transformação Digital da Compasso UOL e garante a facilidade de acesso e melhor experiência para os usuários, sendo integrado de maneira fácil e rápida às ferramentas de Application Lifecycle Management, como a Atlassian Jira. “Essa solução foi concebida e é desenvolvida de forma aderente as métricas mais utilizadas na comunidade ágil e de acordo com a conexão e visão de produto de cada cliente”, explicam Rômulo de Lara, Head de Agilidade, e Alexis Rockenbach COO da Compasso UOL.

Dentre os inúmeros clientes da empresa, a Livelo foi um dos primeiros a utilizar a solução que tem contribuído na construção de ideias para novas features de produto.  Para Alex Scarelli, Gerente Executivo de Engenharia de Sistemas da Livelo, o Compasso UOL Agile Cockpit é uma ferramenta que tem ajudado no amadurecimento das Squads em busca da alta performance, engajamento e colaboração das pessoas. “Além disso, a evolução do produto trazendo novas features alinhadas com as necessidades da Livelo tem sido fundamentais para sua a adoção junto as equipes” afirma Scarelli.

O Agile Cockpit está estruturado em 3 pilares: Pessoas e Colaboração, Entrega de Valor e Desempenho. Assim como nos valores do pensamento ágil, o pilar de Pessoas e Colaboração possui um destaque na ferramenta, através da Matriz de Maturidade dinâmica, onde é possível acompanhar a felicidade do time e outros critérios subjetivos bastante importantes para a construção de times de alto desempenho. Alguns dos clientes, utilizam essa feature para acompanhar e desenvolver os valores da empresa sendo representados nas atitudes dos seus times.

O pilar Entrega de Valor está fortemente pautado na aplicação do método Value Stream Mapping (Mapeamento de Fluxo de Valor), abordagem nascida dentro do Lean Manufacturing, onde são identificados e medidos todos os passos de um fluxo de trabalho da cadeia de valor do produto ou serviço e por meio disto são geradas as métricas de excessos, gargalos, desperdícios, Lead Time, Cycle Time, Process Time, entre outros.

No pilar de Desempenho, são geradas métricas de eficiência do time, que permite realizar a observação para melhoria contínua conforme o histórico dos últimos ciclos ou sprints de entrega. A ferramenta gera insights a partir de algoritmos preditivos para estimativas e tendências para os próximos desafios de produtos ou serviços.

“Toda organização pode utilizar a nossa ferramenta, independente da maturidade atual. É importante conhecermos o contexto do time para sabermos onde precisamos e podemos evoluir. O processo de inovação que acreditamos é aquele que se conecta com a ideia de sonhar grande, e buscar a evolução um passo de cada vez”, conclui Rômulo.

 

Sobre a Compasso UOL

A Compasso UOL é uma empresa que cultiva o talento das pessoas e utiliza tecnologias estado-da-arte como Desenvolvimento Ágil, Multicloud, Data&Analytics, Segurança, Inteligência Artificial/Machine Learning, APIs/Microserviços, IOT entre outras, provendo tecnologia e conhecimento que ajudem seus clientes na construção de soluções digitais que viabilizem a transformação e evolução de seus negócios.

Fontes: SEGS

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.