Com nuvem híbrida do UOL DIVEO, Dotz economiza 60% em custos operacionais.

Uma das líderes do varejo brasileiro em programas de fidelidade, a Dotz deu mais um passo rumo à Transformação Digital de seus negócios. Com a parceria do UOL DIVEO, a companhia utilizou uma solução de Nuvem Híbrida e contabilizou uma economia de 60% em seus custos operacionais.

 

Mas, para chegar neste patamar, a Dotz tem uma história de transição para a cloud com um background maior. No final de 2017, a companhia resolveu migrar seus sistemas, que estavam em hosting no UOL DIVEO, para a Nuvem pública. Essa ideia está depositada em três pilares que orientavam o negócio a seguir para a nuvem: escalabilidade, que proporciona integração com parceiros em ambiente mais versátil e com elasticidade; segurança e confiabilidade dos parceiros por estarem em um ecossistema mais robusto. Com isso, a solução foi considerada como a ideal para a digitalização da empresa.

Vinícius Santana, gerente de Operações da Dotz, explica que a empresa estava em um momento de rápida transição para o digital. “Nos programamos para migrar para a Nuvem Pública e planejamos esse passo com foco em nossos sistemas. Em poucos meses vimos que, apesar de termos migrado para a cloud, precisávamos rever os custos extras que apareceram nesse novo ambiente. Foi então que tivemos a ajuda do UOL DIVEO”, conta.

O UOL DIVEO atuou diretamente com algumas arquiteturas e aplicações monolíticas da Dotz, que não estavam preparadas para serem suportadas pela nuvem, comprometendo o desempenho do sistema e elevando os custos da operação. Isso acontecia devido a uma quantidade alta de códigos e necessidade de máquinas maiores para interpretação dos comandos.

Everton Pelissari, diretor de Novos Negócios do UOL DIVEO, conta que era preciso encontrar uma solução que suprimisse os custos extras, sem impactar na performance da Dotz. “Juntamos forças entre nossas equipes para fazermos um plano de ação eficiente e ágil. Em três meses concluímos a implantação da solução hibrida, em que os sistemas monolíticos foram destinados à Nuvem Privada, e conseguimos a economia de 60% para a Dotz”, explica.

Outro benefício da migração inclui o controle maior das aplicações de arquitetura monolítica, o que reflete diretamente na governança e segurança das aplicações do cliente.

 

Próximos passos

Como planejamento futuro, a Dotz continua na esteira da inovação e vai investir no lançamento do aplicativo que abrirá portas para o mercado de Meios de Pagamentos. Entre as funcionalidades do app estão: transferência de Dotz para dinheiro (e vice-versa), pagamentos e movimentações de carteira.

Ainda em 2020, a empresa pretende reformular o site, com desenvolvimento de Marketplace em parceria com o UOL DIVEO. Neste quesito, a Compasso, empresa do UOL DIVEO com foco no desenvolvimento de soluções de Transformação Digital, integra o projeto ao reescrever essas aplicações monolíticas e prepará-las para a migração em ambiente de nuvem.

O diretor de Novos Negócios do UOL DIVEO esclarece que a preparação prévia da equipe da Compasso já acontece como forma de antecipar as necessidades do cliente. “Nosso intuito é ir além da infraestrutura, pois vemos oportunidades de crescimento para a Dotz em outras frentes. Nosso papel é estar preparado para atender as demandas personalizadas de acordo com os rumos dos negócios do cliente”, explica.

Para o gerente de Operação da Dotz, essa visão estratégica de investimento em Meios de Pagamento vai aumentar a potencialidade da Dotz no ambiente híbrido. “A evolução tecnológica transformará nossa atuação e será nossa ponte para agregarmos mais valor à nossa marca”, finalizou.

 

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.