Desafio UOL testa conhecimentos do usuário sobre futebol com inteligência artificial da Alexa

Experiência de navegação durante confirmação das respostas por voz foi idealizada e desenvolvida com o apoio da Compasso UOL.

O “Desafio UOL”, jogo interativo gratuito lançado pelo UOL em março deste ano como Skill para Alexa, tem divertido os fanáticos por futebol com o teste de conhecimentos sobre o tema, por meio da integração entre as respostas por voz e a Inteligência Artificial da Amazon.

A Skill foi desenvolvida em tempos de pandemia para permitir que o usuário possa ter um momento de lazer e de conhecimento, cada resposta correta vale uma pontuação para o usuário, que começa no nível mais fácil e vai avançando de dificuldade. Para garantir a diversão com uma navegação fluida, o bom entendimento dos comandos de voz é essencial para a experiência do usuário, tornando esta a peça-chave no desenvolvimento do projeto.

A equipe responsável pelo “Desafio UOL” recorreu ao apoio da Compasso UOL, empresa do Grupo que apóia grandes empresas na ideação e construção de suas plataformas digitais, incluindo plataformas de assistentes virtuais, em um de seus “Innovation Studios” de maior crescimento, focado em Computação Cognitiva. Neste seu Innovation Studio, a Compasso UOL vem integrando soluções de todas principais tecnologias deste mercado, com um volume ainda mais acelerado de demandas para soluções especializadas que envolvam as funcionalidades e habilidades da Alexa, como AWS Certified Alexa Skill Builder – Specialty.

O uso de metodologia ágil junto ao mapeamento dos processos possibilitou o diagnóstico de pontos críticos que ocasionavam problemas de navegação ao usuário, especialmente durante a etapa de confirmação das respostas. A Compasso UOL alterou o processo ao reprogramar os comandos de voz com números no lugar dos valores anteriores, a fim de melhorar o entendimento da inteligência artificial. Também ajudou a redesenhar o backlog para a otimização das funcionalidades necessárias para o lançamento de acordo com a recorrência dos usuários e projetou a escalabilidade para a implementação de novos recursos e funcionalidades, como a inclusão de novos temas, conteúdos e aumento do banco de dados de perguntas. O intervalo entre início e implementação do projeto durou apenas 30 dias.

De acordo com Luiz Alberto Gomes, Redator de Conteúdo do UOL e responsável pelo “Desafio UOL”, a experiência em trabalhar com Compasso UOL em um projeto complexo e de curto prazo foi recompensadora. “A troca de ideias foi fundamental para refinar o produto até seu lançamento, ao  apontar a viabilidade de cada recurso, o que deveria ser descartado e qual o caminho ideal para o projeto naquela etapa para o cumprimento do prazo, deixando a estrutura preparada para as fases seguintes. A sinergia foi imediata e essencial para o sucesso do ‘Desafio UOL’, que em pouco tempo incrementou 11% das sessões das Skills do UOL”, afirma.

“O Desafio UOL, além de ser mais um produto que reforça o pioneirismo e a inovação da empresa, promove a acessibilidade ao oferecer um jogo gratuito por voz, tecnologia inclusiva que amplia a diversão para pessoas de todas as idades”, ressalta Cleyton Ferreira, CTO da Compasso UOL. “É uma grande satisfação participar do sucesso desse projeto, que em pouco tempo vai ganhando visibilidade e se tornando uma das Skills mais populares do UOL, e já está preparada para crescer e alcançar novos públicos com outros temas”, finaliza.

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.