Empresas de e-commerce registram Black Friday com crescimento de 30% sobre ano anterior

Levantamento do UOL DIVEO compara o total de visitantes, page views e taxas de conversão de diferentes lojas virtuais em relação ao ano passado

O volume de acessos e vendas cresceu significativamente entre a Black Friday de 2016 e 2017. O crescimento foi constatado por dados divulgados pelo UOL DIVEO, empresa que oferece serviços de tecnologia para apoiar as companhias em sua jornada para o digital. Em uma amostragem com base em 18 varejistas online, foi verificado um crescimento médio de 30,4% no número de visitantes únicos e 24,2% no total de page views no acumulado entre 20 e 26 de novembro (semana conhecida como “Black Week”), em comparação com o mesmo período de 2016. A taxa de conversão (índice de contabiliza o número de visitantes que concretizam uma compra) também teve um ligeiro crescimento, o que considerando o aumento de tráfego, gerou um crescimento de receita da ordem de 30% sobre o mesmo período em 2016.

Em números totais, as 18 lojas virtuais consideradas no levantamento – incluindo empresas de diferentes segmentos do varejo -, acumularam 13.325.396 visitantes únicos e 104.334.259 page views ao longo dos sete dias analisados.  A grande demanda já era esperada e, para evitar quedas de servidor ou instabilidade nesses momentos de pico, o UOL DIVEO preparou as lojas virtuais com modernas soluções de TI.

“É fundamental que as empresas se preparem com antecedência, contando com profissionais competentes de TI que saberão adequar os servidores e as demais ferramentas das páginas para funcionar normalmente durante datas de grande tráfego, como a Black Friday. Páginas instáveis ou que caem antes da conclusão das compras estão entre as principais queixas dos consumidores, um erro que pode ser irreversível para a reputação de uma marca”, comenta Alexis Rockenbach, Head de Inovação do UOL DIVEO.

A amostra representa uma tendência de crescimento em todo o mercado e comprova o quanto a Black Friday já está instaurada na cultura dos consumidores brasileiros. “O aumento observado nesse levantamento com 18 clientes reforça o quanto o evento deve ser encarado com grande atenção pelas empresas de e-commerce, que devem investir em soluções de TI para que suas páginas estejam em perfeitas condições durante datas de pico – o que também inclui outras como Natal, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e das Mães”, acrescenta Rockenbach.

 

Sobre o UOL DIVEO
O UOL DIVEO, empresa do Grupo UOL, oferece serviços de tecnologia para apoiar as empresas em sua jornada para o digital. Com soluções de infraestrutura, serviços gerenciados, aplicação e Multicloud, atua de forma isenta por meio de ofertas próprias e acordos com os principais provedores globais de cloud. Possui experiência em implementar, integrar, gerenciar e otimizar soluções personalizadas para oferecer àquela que melhor atenda às necessidades de negócio dos clientes.

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.