Fatec ‘Artur de Azevedo’ e Compasso UOL desenvolvem projeto para a Guarda Civil

No segundo semestre de 2019, a Faculdade de Tecnologia “Arthur de Azevedo” (Fatec Mogi Mirim) iniciou a parceria com a empresa Compasso UOL para o desenvolvimento de um Programa de Estágio.

A Compasso UOL é uma organização brasileira de serviços profissionais na área de TI (Tecnologia da Informação), especializada no desenvolvimento de software personalizado, manutenção, integração, teste e implementação.

Dessa forma, a empresa reafirmou seu compromisso de apoiar a educação e ser um importante parceiro das Instituições de Ensino Superior no apoio à capacitação de alunos.

Em novembro de 2019, foi lançado então o primeiro edital para pré-seleção e classificação de 40 (quarenta) candidatos, estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas dessa Unidade, dos quais, 20 (vinte) foram selecionados para um período de estágio na empresa.

O período de estágio se iniciou em fevereiro de 2020 e o desempenho dos “Fatecanos” foi tão bom que, ao término desse período, aproximadamente 50% dos alunos estagiários foram efetivados na empresa.

Como parte final do Programa de Capacitação de três meses os estagiários iniciaram o desenvolvimento de dois projetos sociais para o município de Mogi Mirim.

Um dos projetos beneficiará a área da saúde e educação, visando o controle da dengue e ainda está em fase de desenvolvimento. O segundo projeto visa auxiliar o departamento de segurança pública e está em fase de
finalização.

Ambos têm sua continuidade pela dedicação dos alunos em período fora de seu horário de trabalho. Indicando assim o compromisso dos “Fatecanos” em entregar para a cidade uma contribuição que será revertida em benefício social.

O projeto desenvolvido para a Secretaria de Segurança Pública de Mogi é uma aplicação web/mobile que vai auxiliar os oficiais da Guarda Civil Municipal de Mogi Mirim a fazer o primeiro registro das ocorrências (que atualmente é feita em papel) e salvá-los em um banco de dados.

Posteriormente, os dados poderão ser filtrados e guardados no Sistema Oficial interno da GCM. A aplicação tem as funcionalidades básicas para o registro dos boletins (criar, editar, buscar).

O projeto foi fruto de uma das fases do processo de estágio dos alunos: Amanda D’Elboux Guimarães Vicente, Átila Izac Pereira da Silva, Gabriel Bauer Ciancaglio, Milleide Catarina Peixoto de Oliveira, Moisés Pedro de Oliveira
Sandre, Otávio de Luiz Zirpoli e Vinicius de Campos Ribeiro do Curso Superior em Analise e Desenvolvimento de Sistemas.

No fim do processo de Estágio, três dos sete envolvidos no Projeto GCM, Átila, Otávio e Vinícius, foram contratados efetivamente para trabalhar na Compasso UOL.

No dia 15 de dezembro de 2020, foi realizada a apresentação virtual da ferramenta para o representante da GCM de Mogi Mirim, gcm Neri, na qual estiveram também presentes os três alunos contratados: Átila, Otávio e Vinícius, o diretor da Fatec Mogi Mirim, André Giraldi, e o gestor da sede da Compasso UOL de Jaguariúna, Celso Santos, estando a entrega oficial do aplicativo prevista para até o final de janeiro de 2021.

A parceria foi tão satisfatória que a empresa lançou no 2º semestre de 2020 a 2ª edição e dos dezenove estagiários contratados inicialmente, quinze foram efetivados.

Esta parceria é para a Fatec “Arthur de Azevedo” um importante passo para unir esforços com a Compasso UOL, de modo a facilitar para que o aluno tenha acesso ao mercado de trabalho dentro da área de estudos dos cursos oferecidos pela Unidade, bem como para desenvolver no estudante as competências profissionais exigidas atualmente.

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.