Luckie Tech inova no combate ao câncer infantil com dispositivo em forma de curativo

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Serviço utiliza adesivo para monitorar a criança durante 24h e compartilhar os dados a distância com um sistema interligado a um hospital

Segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc), todos os anos, 215 mil crianças (menores de 15 anos) e 89 mil adolescentes (entre 16 e 19 anos) em todo o mundo são diagnosticados com algum tipo de câncer. No Brasil, a enfermidade já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Entretanto, nas últimas décadas, o progresso, tanto no diagnóstico, quanto no tratamento da doença para essa faixa etária, evoluiu consideravelmente e a tecnologia é um dos motivos desse desenvolvimento.

A inovação na saúde está mudando o setor de assistência médica, melhorando os resultados para profissionais e pacientes com muito mais agilidade. Avanços consistentes em produtos farmacêuticos e na área médica já salvaram milhões, como a medicina de precisão, que combate o câncer com base na composição genética de um indivíduo, personalizando o tratamento de forma mais eficaz. No âmbito tecnológico, dispositivos são desenvolvidos para ajudar a monitorar sinais vitais e compartilhar dados do paciente com o hospital, como o curativo adesivado disponibilizado pela Luckie Tech e desenvolvido em parceria com o apoio da Compasso UOL.

O dispositivo criado monitora a temperatura e outros cinco sinais vitais. Parecido com um curativo (band-aid), compartilha os dados a distância com um sistema interligado a um hospital, ou seja, o usuário pode ser monitorado da sua própria casa. O acessório tem o objetivo de solucionar o problema da falta de dados e monitoramento do paciente e agilizar o atendimento. Atualmente, essas são as principais dificuldades encontradas por hospitais, planos de saúde e instituições governamentais.

O dispositivo adesivado ao paciente envia todas as informações para a nuvem da AWS, que as armazena de forma segura, assim agilizando o trabalho do hospital e o atendimento da criança. Além do mais, caso aconteça algo com o paciente, o hospital consegue identificar exatamente o local do ocorrido e enviar socorro imediatamente.

Segundo Joel de Oliveira Jr, fundador da Luckie Tech, startup que utiliza o que há de mais avançado, a fim de buscar a diminuição da taxa de mortalidade de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, a falta de precisão de dados, a demora em buscar ajuda e a falta de monitoramento do paciente são os pontos de maior problema na busca pela saúde. “Nós queríamos mudar esse cenário e vimos que a tecnologia poderia ser nossa grande aliada. Buscamos parceiros que pudessem nos ajudar nesse desafio e encontramos na Compasso UOL, e sua expertise em soluções AWS, um apoio fundamental para o projeto realmente evoluir” conta Oliveira Jr.

“Temos muito orgulho em fazer parte desse projeto. É a inovação acontecendo na prática e mudando a realidade das pessoas, realmente fazendo a diferença. É o exemplo perfeito do que almejamos com nosso trabalho. Junto com a Luckie Tech e a AWS, nós queremos ajudar a transformar a forma como instituições de saúde atendem esse público, utilizando a tecnologia para promover a vida”, explica Gil Torquato, CEO da Compasso UOL.

A Compasso UOL atua desenvolvendo o Back-end Serverless de toda a aplicação, incluindo o desenvolvimento de microsserviços e APIs, auxílio na modelagem do banco de dados e implementação do Front-end para configuração e parametrização do sistema, além de contribuir com decisões arquiteturais baseadas nos pilares do Well Architected Framework da AWS.

“Nossa meta agora é incorporar Inteligência Artificial no processamento dos dados coletados e assim criar insights que possam ajudar ainda mais na diminuição da taxa de mortalidade dos pacientes”, conclui Joel.

Sobre a Compasso UOL
A Compasso UOL é uma empresa que cultiva o talento das pessoas e utiliza tecnologias estado-da-arte como Desenvolvimento Ágil, Multicloud, Data&Analytics, Segurança, Inteligência Artificial/Machine Learning, APIs/Microserviços, IOT entre outras, provendo tecnologia e conhecimento que ajudem seus clientes na construção de soluções digitais que viabilizem a transformação e evolução de seus negócios.

Sobre a Luckie Tech
Luckie Tech é uma empresa que usa o que há de mais avançado em tecnologia para diminuir a taxa de mortalidade de pessoas em tratamento médico, focando, inicialmente, nas crianças em tratamento de câncer. O projeto nasceu literalmente de um sonho do engenheiro Joel de Oliveira Jr, que, após vivenciar o câncer do próprio filho, Lucas, decidiu que precisava contribuir e ajudar as outras pessoas que enfrentavam o mesmo desafio. Em parceria com o médico Wagner Marcondes, do Hospital Albert Einstein, e William Sousa, presidente do grupo Kainos de Inteligência Artificial, ele criou um dispositivo que monitora a temperatura e outros cinco sinais vitais dos pacientes. Conectado na nuvem AWS, o acessório disponibiliza em tempo real os dados para a equipe médica com o objetivo de agilizar o atendimento e, consequentemente, diminuir a taxa de mortalidade.

Fontes: Saúde Business

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.