Porque minha empresa precisa do CASB?

A computação em nuvem transformou a forma de pensar em infraestrutura de TI. Consumo de serviços sob demanda, elasticidade, redução de custos com facilities, acesso de onde estiver ou a abstração de hardware são atrativos importantes.

Mas e a segurança? Os mesmos controles do meu ambiente On-Premises se aplicam para a nuvem? É a mesma abordagem? A resposta para estas perguntas é NÃO!

Um exemplo disso é a proteção de dados, onde em um ambiente On-Premises se faz necessário incluir diversos dispositivos de proteção na infraestrutura, soluções de agentes para prevenção à vazamento de dados ou configurações em dispositivos confiáveis, de forma a garantir que o dado gerado pelo usuário passe por diversos controles para que não ocorram compartilhamentos indesejados.

Mas em um ambiente onde o dado não é mais gerado em um dispositivo dentro do perímetro controlado, onde o dado é gerado e acessado de qualquer dispositivo de forma direta e automatizada via APIs, compartilhado entre serviços de nuvem de armazenamento, ambientes colaborativos ou serviços de processamento de dados, como proteger estes dados? Como saber para onde este dado é encaminhado e que tipo de aplicações meus colaboradores usam para gerar e compartilhar dados?

A resposta para este nível de segurança é o CASB – Cloud Access Security Broker, que traz plena visibilidade do trafego entre nuvens de seus dados e total capacidade de estabelecimento de controles de segurança para proteção.

Como uso do CASB tenha capacidade para:

  • Monitorar dados sensíveis e conduzir avaliações continuas de riscos identificando ShadowITs;
  • Aplicar prevenções contra vazamento de dados, controles de compartilhamento, monitoração do comportamento dos usuários e adapte suas políticas de controle de acesso para serviços em nuvem;
  • Proteja seus dados sensíveis com criptografia de arquivos ou dados em transito diretamente na interface web de acesso;
  • Controle o uso de aplicações em dispositivos mobile;
  • Obtenha governança e conformidade com regulamentações como LGDP, ISO27001, PCI-DSS, dentre outras.

O CASB é uma realidade na transformação da segurança da informação das organizações e segundo o Gartner, até 2022 60% das grandes empresas usarão esta solução para governança de algum serviço em nuvem.

 

Artigo elaborado por Evandi Manoel, especialista em segurança da informação.

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.