O que é ser Smart Business hoje?

Se no passado as mudanças ocorriam de modo lento, ampliando as possibilidades de adaptação, hoje é preciso agir rápido, usando a tecnologia para reinventar os negócios, mantendo-os com força total.

É o que chamamos de Smart Business, base para mudanças seguras e com resultados eficazes. Pela importância do conceito, elaboramos este artigo para total esclarecimento.

Sobre ser Smart Business

Como já foi dito, chamamos de Smart Business a aplicação da transformação digital para tornar as empresas competitivas e com foco no futuro, atendendo melhor seus clientes, oferecendo melhores produtos, reduzindo custos, aperfeiçoando a comunicação e integrando processos.

Toda e qualquer empresa, independente do ramo de atuação ou do tamanho, tem por meta manter-se sempre atualizada em relação aos avanços tecnológicos, fazendo uso das ferramentas de modo planejado e integrado para conseguir resultados mais positivos e fortalecer sua marca no mercado.

O investimento na transformação tecnológica é proporcional à possibilidade da empresa e feito de modo planejado, tendo em vista o objetivo traçado. Pelo retorno que traz às organizações, o investimento vai sendo diluído ao longo do tempo, tornando a relação custo-benefício altamente positiva.

Cabe ao gestor definir qual a melhor opção para efetivar a transformação digital. A terceirização traz inúmeros benefícios, desde que efetuada por empresas idôneas: redução de custo com contratação de pessoal e compra de equipamentos; maior garantia de sucesso por contar com profissionais experientes e atualizados na área; suporte especializado; mais tempo para focar no core business da empresa.

Aplicações do Smart Business

São praticamente infinitas as possibilidades de aplicação da tecnologia no cotidiano corporativo, por isso selecionamos algumas maneiras para ilustrar seu potencial transformador no dia a dia das organizações.

1. Coleta de Dados

Fazendo uso da tecnologia é possível recolher dados de todos os canais utilizados pela empresa. Uma marca que vende roupas através de loja física e de e-commerce, por exemplo, pode identificar quais as peças que saem mais em cada um dos canais, assim como o tamanho mais consumido.  

Com essas informações, é possível adequar a vitrine (física e virtual), distribuir melhor os produtos que devem estar no ponto de venda, fazer promoções em cada local etc.

O recolhimento de dados permite analisar de modo inteligente a jornada de consumo do cliente e as suas preferências. Assim é possível segmentar grupos de clientes que compram mais vestidos ou calças e enviar ofertas específicas levando em conta as peças preferidas.

Não menos importante é conhecer a opinião dos clientes sobre produtos e serviços, respondendo a cada um, de modo individual e rápido – inclusive, buscando atender reclamações com a maior brevidade possível, evitando que ela contagie outros consumidores e, principalmente, evitando a perda de clientes.

2. Computação em Nuvem

Cada vez mais o armazenamento de dados em nuvem vem se tornando a melhor opção para as organizações. Esse formato oferece maior segurança em virtude do backup automático e da rápida recuperação das informações em caso de algum problema.

Reduz custos, uma vez que a instituição paga pelo espaço de armazenamento, que pode ser ampliado sempre que for preciso, de modo rápido e simples. O fato de não precisar investir altas somas em equipamentos de segurança para ficarem na empresa e não precisar contratar alguém de TI só para acompanhar backups também resulta em economia.

Dados em cloud computing favorecem o acesso às informações por parte de todos os envolvidos no processo de trabalho. Tendo autorização o usuário acessa a base de dados de qualquer local ou horário, edita e compartilha documentos e informações, tornando todo procedimento mais ágil e seguro.

Em caso de viagem a negócios ou mesmo de uma reunião fora do ambiente de trabalho, o colaborador pode ter acesso a todo material que for necessário, bastando ter conexão com internet e um dispositivo como notebook ou mesmo o smartphone. Tudo simples e seguro.

3. Processos mais produtivos e eficazes

Quanto menos processos manuais, menores são os riscos de falhas na execução das tarefas. Nesse sentido, cada vez mais as empresas utilizam plataformas que acompanham o estoque, demonstram falhas nos processos ou a existência de gargalos que necessitam de atenção e resolução. Tudo visando a otimização de tempo e ampliação de produtividade.

Ser Smart Business hoje é mais do que usar ferramentas tecnológicas. É estruturar o negócio de modo a usar as melhores opções nesse sentido, sempre de modo integrado, para manter a instituição com os pés no presente e foco no futuro.

Quer colocar a tecnologia de modo planejado em seus negócios? A Compasso UOL pode fazer parte desse processo, colocando seu conhecimento em benefício de sua empresa. Vem saber como!

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.