7 pontos vitais para iniciativas de Big Data

Há muitos exemplos de aplicações bem-sucedidas de Big Data no mercado. Correlacionar diversos tipos de dados hoje tornou-se muito mais simples com as novas tecnologias disponíveis, que muitas vezes não têm custo de licença para seu uso. Contudo, ainda existem muitas dúvidas sobre o esforço para sua implementação.

Nos próximos dez anos, a economia da informação estará ainda mais consolidada e a moeda de valor, portanto, serão os dados. Quem tiver a habilidade de cavar oportunidades por meio de informações estratégicas terá enorme vantagem competitiva. Na prática, as empresas vão monetizar o Big Data como um produto e já existem vários exemplos dessa nova realidade acontecendo e os institutos de pesquisa projetam grandes avanços para 2021.

Um dos exemplos de sucesso é o PagSeguro,  que com o uso Big Data melhorou a eficiência operacional. Outro é a união de inovação e agilidade proporcionada pela área de operações, trabalhando com a gestão de capacidade preditiva (Analytics), por meio de Big Data, que oferece análise especializada às empresas, transformando seus negócios.

Ainda há outras iniciativas, como mapear o máximo conhecimento tácito e explícito da empresa, explorando todo o potencial de correlacionar diversas fontes de dados usando Big Data. E isso é só o começo.

Todas essas mudanças estão ocorrendo muito rapidamente e por esse motivo vale destacar que Big Data não é algo abstrato. É concreto e abriga características como volume, variedade, velocidade, veracidade e principalmente valor ao negócio. Por isso, é importante estar atento aos detalhes e às etapas da construção dos projetos.

A seguir, sete pontos fundamentais, que podem determinar o sucesso ou o fracasso dessa iniciativa:

 

Passo 1

Big Data é uma mudança de “mindset”, não pode ser tratado apenas como uma questão tecnológica, pois o fracasso será quase certo.

Passo 2

Implantar Big Data exige uma mudança cultural da organização porque envolve um conceito totalmente novo, que trabalha dados não relacionais (volume), de diversas fontes (variedade), e que serão armazenados em um banco de dados não relacional para buscar padrões, criando um leque de oportunidades (velocidade e veracidade) e muitos deles são estratégicos para a empresa (valor).

 

Passo 3 

O Big Data deve ser estruturado com objetivos claros.

 

Passo 4

O projeto de Big Data deve ser dividido em etapas.

 

Passo 5

Ao final de cada etapa, é necessário fazer “brainstorm” sobre o que foi aprendido com o Big Data. Isso faz toda a diferença.

 

Passo 6

Big Data precisa atender a cinco características: volume, variedade, velocidade, veracidade e valor.

 

Passo 7

O projeto de Big Data deve contemplar política de governança das informações.

 

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.