Armazenamento em nuvem: 4 boas razões para contratar uma consultoria

Na era da transformação digital, a computação em nuvem é um dos setores que registra crescimento exponencial. Cada vez mais, as companhias optam por priorizar uma gestão de TI facilitada pela nuvem.

E esse é um movimento que extrapola fronteiras: empresas de todo o mundo estão adotando o armazenamento na nuvem como estratégia.

De acordo com o Gartner, o mercado global de serviços de computação em nuvem pública deve crescer 6,3% em 2020, totalizando US$ 257,9 bilhões. Para 2022, a previsão de receita é estimada em US$ 364 bilhões.

A adesão crescente se justifica pelos ganhos proporcionados pela nuvem, como aumento da eficiência em TI e a otimização no fluxo de caixa. Mas, é claro, que a tecnologia também traz desafios.

Na estratégia de transição e manutenção da infraestrutura na nuvem, eles são agrupados em quatro categorias:

  • Segurança e privacidade
  • Inoperabilidade e portabilidade
  • Confiabilidade e disponibilidade
  • Desempenho e custo de largura de banda

Além dos desafios, as demandas do setor de TI também são muitas. Por isso, ao pensar e planejar o armazenamento na nuvem é importante contar com o apoio de um especialista no assunto.

Neste artigo, mostramos porque vale a pena e como contratar uma consultoria para ajudá-lo neste desafio.

 

4 razões para contratar uma empresa de consultoria em nuvem

As consultorias especializadas em computação em nuvem fornecem um amplo portfólio de serviços de tecnologia. Da consultoria exclusiva até serviços de desenvolvimento, customização, suporte e teste.

Bons consultores são capazes de fornecer experiência de ponta a ponta, ou seja, em todas as soluções de nuvem. E você, gestor de TI, têm vários motivos para contratar uma consultoria focada em cloud computing. Veja alguns deles:

  • Conhecimento técnico e orientação para definir sua infraestrutura de nuvem;
  • Migração para a nuvem com uma abordagem planejada e personalizada para o seu negócio;
  • Gerenciamento completo da plataforma e do armazenamento na nuvem;
  • Redução de custos a partir do perfil de custo/risco, considerando possíveis problemas de segurança.

 

Como escolher a melhor consultoria para o armazenamento na nuvem?

Até aqui você já viu que não faltam boas razões para contratar uma consultoria especialista em cloud computing.

Mas, afinal, como selecionar o melhor parceiro e garantir os resultados esperados?

Confira dicas valiosas:

 

#1 Infraestrutura de nuvem e especialização técnica

Um projeto de armazenamento em cloud exige atenção a uma série de requisitos importantes. É preciso, por exemplo, avaliar o inventário do ambiente atual, bem como definir as configurações de cargas de trabalho, dependências, hardware e software.

Na prática, a abordagem da arquitetura de TI em nuvem é pensada para a realidade de cada companhia, tomando como base suas principais demandas. A partir daí, pode-se definir o escopo e o tamanho do projeto.

Neste contexto, o conhecimento técnico é praticamente indispensável para planejar a arquitetura em cloud. Por isso, se você não conta com um time especialista em nuvem, o ideal é buscar o suporte de um parceiro.

Dessa maneira, ao desenhar e construir o sistema de armazenamento em nuvem com o suporte técnico, o gestor de TI garante a eficácia e a sustentabilidade do ambiente em cloud.

 

#2 Migração planejada para o armazenamento em nuvem

Geralmente, a migração para a nuvem envolve a construção de uma arquitetura baseada em nuvens escaláveis.

Contudo, como saber a abordagem ideal para o seu negócio? Esse é o papel dos consultores. Os profissionais sabem exatamente quais perguntas fazer para compreender a estrutura da sua companhia e definir as arquiteturas corretas para cada requisito de aplicação.

O papel da consultoria é simplificar, otimizar e acelerar o processo de migração da infraestrutura legada e dos recursos de armazenamento para a nuvem, tornando-a muito mais escalável.

Além disso, uma conceituada firma de consultoria em computação em nuvem oferece as melhores práticas, diretrizes e percepções para ajudar as empresas na migração para cloud.

Na Compasso UOL, gerenciamos esse processo de migração em quatro etapas:

  • Avaliação do ambiente: esse é o momento de mapear as estratégias adequadas para a migração, buscando as melhores aplicações na nuvem.
  • Planejamento: é preciso preparar o ambiente de nuvem para receber as aplicações. Por isso, trabalhamos nas definições de serviços a serem utilizados e no desenho das mudanças.
  • Migração: para executar a migração, é preciso fazer testes de funcionamento e, então, homologar o ambiente de armazenamento em nuvem.
  • Otimização: uma vez concluída a migração, o trabalho não para. A otimização dos recursos de computação e armazenamento em cloud é feita continuamente.

 

#3 Gerenciamento da plataforma na nuvem

Quando o gestor de TI decide fazer a transição para a nuvem, ele sabe que existem vários fatores envolvidos. Por isso, é importante contar com o suporte de uma consultoria que seja capaz de projetar e arquitetar soluções em nuvem, para que os custos não saiam do controle.

Monitorar o desempenho da nuvem e fazer os ajustes, sempre que preciso, é igualmente importante. Portanto, busque uma equipe de consultoria capacitada para fazer o monitoramento e a otimização do seu investimento de forma eficaz.

 

#4 Redução de custos

Talvez a vantagem mais valiosa de contratar uma Consultoria em Cloud Computing seja ajudar sua empresa a reduzir custos.

Os consultores especialistas em cloud estão intimamente familiarizados com os processos complicados e os recursos disponíveis nas plataformas de nuvem. Além disso, eles também acompanham de perto os lançamentos dos novos serviços e soluções dos provedores de cloud. Por isso, contar com o suporte de um consultor faz toda a diferença.

Afinal, dificilmente você irá conseguir acompanhar essa dinâmica de inovações dos provedores. E é justamente essa análise que permite a melhoria contínua do ambiente em cloud. À medida que novas soluções surgem, o time da consultoria incorpora na nuvem corporativa. Ou seja, o consultor parceiro trabalha focado para garantir que sua companhia está usando o melhor que o provedor tem a oferecer.

Os profissionais oferecem um suporte técnico valioso viabilizando uma transição suave. Antes de contratar, certifique-se que a consultoria auxilia na execução de todo o projeto. Do treinamento básico, para agilizar as operações, até a implementação de medidas práticas para garantir reduções de custos.

Como vimos até aqui, são vários os aspectos que você deve avaliar ao buscar o apoio de uma consultoria especializada no armazenamento em nuvem. De todo modo, essa é uma jornada que tende a trazer resultados muito positivos a curto, médio e longo prazo.

 

Precisa de ajuda para embarcar sua estrutura de TI na nuvem? Entre em contato conosco! A Compasso UOL tem todos os recursos que você precisa: dos melhores consultores especialistas às soluções de alto desempenho.

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.