Armazenamento na nuvem: a sua empresa está segura?

À medida que as empresas utilizam uma estratégia de várias nuvens para melhorar as operações de TI e fornecer melhores serviços aos clientes, elas não podem deixar de lado as boas práticas para segurança do ambiente em cloud 

Com a possibilidade de executar vários ambientes de computação diferentes para entrega de aplicativos, a demanda de segurança fica ainda mais evidente.  

Ainda que os gestores de TI precisem lidar com outras questões como complexidade crescente, visibilidade de plataforma cruzada inexistente e padrões de vários provedores em nuvem, eles citam a segurança como o principal desafio.  

De acordo com pesquisa global, realizada pela A10 Networks em parceria com a Business Performance Innovation (BPI) Network, os entrevistados relataram que garantir uma forte segurança em nuvens, redes, aplicativos e dados será fundamental para perceber as vantagens da TI com várias nuvens. E esta percepção está sendo construída.  

Até o momento, apenas 11% acreditam que foram muito bem-sucedidos em ver o valor total de sua estratégia de várias nuvens, enquanto a maioria (51%) se considera apenas um pouco bem-sucedidos ou mal sucedidos até agora.  

Para extrair o melhor da nuvem e assegurar o sucesso da estratégia de multicloud é preciso blindar a infraestrutura de TI, protegendo a empresa das vulnerabilidades e ameaças da rede. 

Vale destacar que a segurança da infraestrutura e do armazenamento em nuvem ganham ainda mais relevância diante do número expressivo de ciberataques. De acordo com dados da Grand Thorton, o custo global anual do crime cibernético só cresce. Em 2015, era US$ 3 trilhões. Para 2021, o valor é estimado em US$ 6 trilhões. 

Sem canalizar investimentos em segurança, as instituições ficam ainda mais vulneráveis. Até pouco tempo, máquinas do Supremo Tribunal Federal (STF) estavam expostas na internet por conta de uma instalação mal configurada da plataforma SonarQube. 

Neste artigo, apresentamos algumas das medidas de segurança importantes para que sua companhia obtenha as vantagens do armazenamento na nuvem

 

Práticas de segurança de TI em multicloud 

Para elaborar uma estratégia eficaz de segurança em seu ambiente multicloud, é necessário ter uma noção clara das metodologias e soluções que podem ser aproveitadas.  

Veja as práticas citadas no relatório BPI como recursos para melhorar a segurança, confiabilidade e desempenho de várias nuvens: 

  • Visibilidade centralizada e analítica em segurança e desempenho – 56% 
  • Ferramentas automatizadas para acelerar os tempos de resposta e reduzir custos – 54%  
  • Gestão centralizada de um único ponto de controle – 50%  
  • Autenticação centralizada ou pré-autenticação para ajudar a manter o controle eficaz sobre os usuários, administradores e sistemas – 62%  

Além disso, com o crescente volume de dados e transações de negócios digitais, 38% dos entrevistados também apontaram a necessidade de soluções de segurança mais escaláveis ​​e de alto desempenho. Uma demanda que deve ser ampliada com a Internet das Coisas (IoT) e a emergente conectividade 5G.  

 

Mas, então, como garantir proteção, segurança e confiabilidade em ambientes multicloud? 

Atualmente, o mercado dispõe de uma série de ferramentas para provisionar e gerenciar recursos de infraestrutura em nuvem com a máxima segurança 

Os provedores de plataforma em nuvem oferecem vários níveis de desempenho e preços para serviços de computação, armazenamento em nuvem, rede, monitoramento, análise e inteligência artificial, além de muitos outros.  

Contudo, a gestão de cloud computing pode parecer complexa em um primeiro momento. Além disso, o gestor precisa estar preparado para lidar com os desafios que surgem com as implantações das soluções. 

Por isso, para alcançar um nível maior de maturidade da infraestrutura em nuvem, aumentando a segurança, o ideal é adotar uma série de boas práticas. 

 

Modernização de nuvem: quando o ambiente em cloud permanece defasado e sem atualizações frequentes, ele também está mais vulnerável. A modernização da nuvem permite que a infraestrutura seja constantemente revisada e melhorada, aumentando o nível de segurança tanto no armazenamento em nuvem quanto nas operações. Em síntese, a modernização amplia a proteção do ambiente em cloud, minimizando a exposição aos riscos e ameaças.  

Gestão e sustentação em cloud: esse tipo de serviço contempla uma série de atividades. Monitoramento de recursos, automatização de atividades, gestão de backup, otimização de custos e, por fim, gestão de segurança na nuvem. Com o suporte de um parceiro especialista em cloud, é possível contar com um gerenciamento de infraestrutura adequado, atendendo aos requisitos de segurança, prevenindo problemas e solucionando incidentes, se for preciso.   

Arquitetura de nuvem: com o desenvolvimento de aplicações em cloud native, a empresa consegue aproveitar ainda mais a elasticidade, escalabilidade, agilidade e a automação oferecidas pelos provedores de nuvem. Com o uso de tecnologia estado da arte, é possível obter o melhor aproveitamento do ambiente em cloud, aumentando também o nível de segurança do armazenamento em nuvem.

 

Manter a infraestrutura e o armazenamento em nuvem é mesmo seguro? 

Sim, é! O armazenamento na nuvem possui mais camadas de proteção, mantendo seus arquivos a salvo mesmo diante de qualquer incidente cibernético.  

Para tanto, é importante que você coloque em prática iniciativas que podem potencializar a segurança da infraestrutura em nuvem. Confira algumas:  

  • Criar e gerenciar os acessos dentro do seu ambiente de nuvem:defina os acessos dos colaboradores por grupos ou por funções. Com essa configuração, você evita que profissionais tenham privilégios e visualizem conteúdos restritos. Além disso, limite o número de colaboradores com acesso de administrador.  
  • Implementar uma política de senhas fortes:ao orientar os colaboradores sobre os cuidados necessários na criação e gestão de senhas, você amplia o nível de proteção da sua infraestrutura de TI. As senhas devem ser difíceis, com caracteres especiais, letras maiúsculas e minúsculas. Garanta que as senhas sejam seguras, não repetidas para várias contas e mantidas em um local seguro, como um gerenciador de senhas. Além disso, periodicamente, exija a alteração.  
  • Habilitar a autenticação multifator:também conhecida como MFA (Multi-factor authentication), a autenticação multifator exige que o usuário forneça, pelo menos, uma informação adicional, além da senha. O uso de biometria ou de um código de verificação, enviado para o smartphone do usuário, é cada vez mais comum no processo de login. Como os usuários acessam os sistemas a qualquer hora e de qualquer lugar, o MFA ajuda a garantir que eles sejam quem dizem ser, solicitando fatores de autenticação adicionais. A prática dificulta o acesso dos hackers. 
  • Ter criptografia aplicada ao banco de dados: manter os dados criptografados em uma camada adicional de segurança, com acesso restrito dos usuários, é fundamental. Isso vai garantir que os dados não serão expostos, diminuindo a vulnerabilidade e os riscos de ataques cibernéticos. 

 

As empresas têm vários desafios de gestão e armazenamento em nuvem. Como vimos até aqui, a segurança é um dos principais. Afinal, é preciso manter a estrutura em multicloud protegida, garantindo a elasticidade e a escalabilidade que os negócios digitais exigem.  

Neste cenário, gerenciar a infraestrutura de TI em nuvem com o apoio de um parceiro consultivo e agnóstico é a melhor escolha. A Compasso UOL sabe como superar os desafios de gestão de armazenamento em nuvem, garantindo a máxima segurança. Um time altamente qualificado, com mais de 1300 profissionais certificados, está pronto para atender às demandas do seu negócio.  

Entre em contato conosco e conte com o apoio da Compasso UOL. Transformamos o seu negócio para as experiências digitais, com a máxima segurança.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre a estratégia de gestão em cloud? Continue acompanhando o blog da Compasso UOL. 

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.