Gestão na nuvem: ainda um desafio para o CIO

A nova economia impulsionou mudanças de modelos de negócios e de diversas estratégias tradicionais que funcionavam até bem pouco tempo. A TI foi impactada e assim os CIOs estão deixando de realizar investimentos altos em máquinas e capacitação técnica para apostar na contratação de tecnologias como serviços, como SaaS, PaaS e IaaS.

Essa estratégia garante o uso de infraestrutura e de tecnologias emergentes, sem a necessidade de grandes investimentos em estruturas próprias, com rapidez, facilidade e grande economia de custos, na velocidade exigida pela transformação digital.

É um sinal dos tempos, em especial, em mercados abalados por turbulências político-econômicas, que exigem redução de custos, sem se privar do uso de tecnologias que promovem e preservam a competitividade das empresas. Nesse cenário, cloud computing torna-se bastante atraente, considerando que as companhias necessitam cada vez mais de flexibilidade, escalabilidade e mobilidade para alavancarem os seus negócios.

Mas nem tudo são flores nesse desenho. Um ponto que vem tirando o sono de muitos gestores começa depois dessa etapa. Ou seja, o data center e as aplicações já estão na nuvem, contudo, como fica a gestão desses serviços?

Quando uma empresa reduz boa parte da infraestrutura física e migra para a nuvem, ela está em busca de escalabilidade e flexibilidade, mas precisa continuar tendo o controle do que está acontecendo com seus dados. Mas nessa jornada, muitos gestores de TI se perdem no processo de digitalização dos negócios, esquecendo-se de que não adianta investir em transformação digital se não conseguir gerir de forma eficiente o ambiente. Mas cabe à TI controlar isso sozinha?

A solução está em buscar um parceiro para ajudar no processo de gestão da nuvem. Planejar e gerenciar a infraestrutura de TI é um passo fundamental para ter sucesso na estratégia de migração para a nuvem, principalmente quando o assunto são negócios digitais.

Ao terceirizar essa tarefa, o profissional de TI pode focar na evolução do negócio e não mais na monitoração da performance dos sistemas. Mas isso somente acontece quando o parceiro é aquele que auxilia a empresa a gerir seus sistemas e aplicações em cloud. Isso é essencial para ter a orquestração dos ativos e dos serviços de modo estratégico, seguro e com economia, olhando a TI como um todo.

A digitalização do negócio é necessária e inadiável, lembrando que não é seguro ingressar na nuvem, se a empresa não consegue gerir de forma eficiente os recursos nela alocados.

A Compasso UOL é agnóstica e trabalha com todas as nuvens públicas e privadas. Por isso, está pronta para apoiar o cliente em qualquer caminho que ele decida seguir. A melhor decisão é ter o apoio de um especialista nessa evolução altamente estratégica para o negócio.

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.