Multicloud x Nuvem Híbrida – Entenda as diferenças

No universo de TI, especialmente em Cloud Computing, constantemente nos deparamos com novas tecnologias, tendências e também novos termos e definições. Há muita confusão no mercado e algumas vezes é difícil entender as diferenças entre definições e termos que parecem ser a mesma coisa, mas não são.

Ao comparar Multicloud com nuvem híbrida, as diferenças podem parecer insignificantes, e muitos profissionais, incluindo aqueles que sabem o que estão falando, usam os termos de forma ambígua, gerando ainda mais confusão e incerteza.

Para assegurar que sua equipe está recebendo a solução de nuvem que melhor se adapte às suas necessidades, é importante compreender que enquanto uma solução de nuvem híbrida pode envolver uma estratégia Multicloud (e vice-versa), os dois termos significam coisas muito diferentes.

Parece complicado? Mas não é. Vamos começar com as definições para ajudar a compreender as diferenças.

O que Multicloud significa?

Multicloud é literalmente o que diz a palavra, ou seja, envolve o uso de múltiplos serviços em nuvem, mas não é só isso.

Multicloud é a combinação de tecnologia, proximidade com o negócio do cliente e pessoas.

Com o incremento da adoção de nuvem, as empresas buscam maneiras inovadoras para alavancar a tecnologia e começamos então a perceber que diferentes nuvens são mais adequadas para diferentes necessidades.

Nos últimos anos, empresas com características tipicamente digitais estão modificando os mercados tradicionais, proporcionando novas experiências aos clientes.

Ao mesmo tempo, organizações convivem com o desafio de manter sistemas e processos legados ao mesmo tempo em que são desafiadas a transformação digital buscando inovação e agilidade. Para isso é importante ter em mente que diferentes aplicações têm diferentes requisitos de nuvem e algumas aplicações não funcionam adequadamente em ambiente de nuvem. E aí que a abordagem Multicloud se faz efetiva, permitindo que empresas utilizem nuvens com tecnologias e características diferentes.

Muitas dessas empresas já entenderam que as nuvens não são iguais e utilizam várias soluções de nuvem para maximizar os benefícios que poderiam obter com a tecnologia. Outras adotam uma solução Multicloud para minimizar sua dependência de um fornecedor específico e garantir que não está presa a um contrato único.

Uma estratégia Multicloud pode contar com soluções de Nuvens  Públicas, privadas ou híbridas, dependendo dos requisitos de cada organização. Basicamente, as empresas que utilizam Multicloud podem estar usando nuvem híbrida em muitos casos, mas Multicloud não significa a utilização de nuvem híbrida obrigatoriamente.

Esclarecendo, Nuvem híbrida refere-se ao serviço orquestrado com base em políticas de provisionamento, utilização e gestão através de uma mistura de serviços em nuvem internos e externos. Em uma Nuvem Híbrida, pode-se utilizar uma Private Cloud para atender a requisitos específicos, controle e maior segurança juntamente com uma Nuvem Pública para escala sob demada. Outras soluções híbridas ainda podem utilizar servidores dedicados para workloads ainda mais específicos. O grande brilho do híbrido é a diversidade de opções para escolher.

Nuvem Híbrida ainda se parece com Multicloud para você ?

Tenha em mente que uma solução Multicloud é aquela em que diferentes nuvens, de diferentes fornecedores, são utilizadas para tarefas separadas enquanto nuvem híbrida se parece mais com a criação de uma solução que contém mais de uma opção de nuvem.

No quesito tecnologia, podemos dizer que em nuvem híbrida, as cargas de trabalho utilizam dois tipos de infraestrutura de hospedagem diferentes, enquanto em Multicloud você está usando várias nuvens.

Apesar disto, o que é preciso ter em mente é que Multicloud não se trata apenas de tecnologia. Como citado acima, Multicloud é a combinação de tecnologia, proximidade com o negócio do cliente e pessoas.

O que é melhor?

Não se trata de melhor ou pior e sim diferente. Empresas que utilizam Multicloud também podem utilizar soluções de Nuvem Híbrida, mas entenda que a principal vantagem de uma abordagem Multicloud é permitir que empresas utilizem nuvens com tecnologias e características diferentes de diferentes fornecedores.

Há diversas maneiras de utilizar Multicloud e nuvem híbrida em sua estratégia de TI.

Nós da Compasso UOL acreditamos numa estratégia Multicloud próxima ao seu negócio, com uma equipe altamente especializada em serviços de gestão de múltiplas núvens, oferecendo vantagens de nosso acordo de parceria em alto volume com os principais players de Cloud Computing, possibilitando liberdade de escolha e ganho de escala .

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.