Modernização na nuvem: 5 soluções para usar na sua estratégia

Diante do desafio de digitalizar os negócios, muitas companhias vêm adotando a estratégia de migrar a estrutura de TI para a nuvem. Até mesmo porque essa abordagem promete gerar uma série de benefícios como redução de custos e facilidade no gerenciamento dos recursos. 

Seja na gestão da nuvem pública, seja na nuvem privada ou ainda na cloud híbrida, esses resultados só serão alcançados com uma estratégia completa. É preciso buscar um provedor de nuvem com experiência neste tipo de projeto. Além disso, contar com as melhores e mais recentes soluções em cloud computing também faz toda a diferença. 

Quando as companhias não seguem à risca esse roteiro, elas se deparam com uma série de problemas, como dificuldade de manutenção dos sistemas legados e até de gerenciamento de custos. 

Neste artigo, apresentamos as principais soluções usadas pela Compasso UOL na modernização da infraestrutura de TI na nuvem.  

 

Soluções para modernizar a infraestrutura de TI com sucesso 

A maioria das empresas já possuem uma aplicação monolítica que fica disponível no data center. Portanto, o desafio é modernizar essa estrutura, levando-a para a nuvem.  

Ao escolher as melhores tecnologias disponíveis no mercado, torna-se possível executar esse projeto de modernização das aplicações sem dificuldades ou dores de cabeça. 

Na Compasso UOL, trabalhamos com as soluções tecnológicas recomendadas para otimizar e acelerar o andamento desse projeto com segurança.

 

Microsserviços 

Com essa tecnologia, a aplicação original do cliente, antes hospedada no seu data center, é modularizada em pequenos blocos, também conhecidos como microsserviços.  

Desse modo, se qualquer problema for identificado, somente um bloco fica indisponível e pode ser corrigido de imediato. Em uma aplicação monolítica, todo o sistema seria afetado, gerando um downtime total. 

Neste processo, a conteinerização e modularização da aplicação permitem o ganho em escala e garantem a alta disponibilidade dos serviços.  

Para tanto, são usadas tecnologias de estado da arte, como Docker e Kubernetes. 

 

DevOps orientado pelo método CI/CD 

Para viabilizar a modernização da nuvem, os times de desenvolvimento e infraestrutura precisam trabalhar em parceria. Isso porque é justamente essa sinergia que irá garantir a velocidade e continuidade das entregas.  

No intuito de promover a integração dos dois times e contínua interação entre os profissionais, na Compasso UOL criamos uma esteira de implantação.  

Ela monitora as alterações do código, realiza a substituição (deploy) das novas versões, executa testes de novos códigos de forma automática e finaliza liberando a aplicação 100% funcional para produção.  

O método CI/CD (continuous integration/continuous delivery) orienta a entrega de aplicações com frequência aos clientes, usando a automação nas etapas do desenvolvimento. Basicamente, o método orienta o fluxo de trabalho do DevOps. 

Assim, a Compasso UOL garante integração, entrega e implantação contínuas na modernização da nuvem. 

 

Integração via serviços REST 

Vale destacar que a aplicação nada mais é do que um sistema legado. De tal forma, a modernização dela consiste em mapear outros elementos da sua estrutura, como banco de dados, que também precisam ser integrados.  

Daí a importância da integração das aplicações via serviços REST. Essa abordagem irá garantir que as camadas das estruturas legadas terão condições de trabalhar com as novas aplicações. 

Assim, a empresa tem a certeza de que os serviços estarão sempre disponíveis, evitando qualquer tipo de downtime 

 

API Management 

As APIs, também conhecidas como interfaces gráficas de aplicação, são usadas na modernização da nuvem para garantir a retrocompatibilidade.  

Em suma, elas são usadas como ferramentas que permitem a integração das novas aplicações, desenhadas para estrutura em cloud, com o sistema legado.  

Sem o correto gerenciamento do ciclo de vida das APIs, as empresas correm o risco de ter problemas na operação da nuvem e na entrega dos serviços.  

 

Serverless 

Através de arquiteturas orientadas a eventos não é necessário se preocupar com a infraestrutura onde as aplicações estão rodando. Tais arquiteturas além de serem altamente disponíveis, são tolerantes a falhas, além disso a escalabilidade de recursos é sob demanda e não há custos por inatividade.  

 

Viu, só?  A Compasso UOL possui as melhores soluções e a estratégia perfeita para modernizar a sua aplicação, migrando-a para a nuvem. Além disso, nossos especialistas possuem vasta experiência neste tipo de projeto.  

Se você está buscando uma solução de migração para a nuvem segura e consistente, com o mínimo de interrupção das aplicações, conte com a Compasso UOL. 

Quer saber mais? Conheça nossos serviços de multicloud! 

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.