Python, Java ou Java Script: Descubra a linguagem ideal para cada aplicação

Python, Java e Java Script estão entre as linguagens preferidas dos programadores. A informação foi divulgada pela JetBrains, desenvolvedora de softwares, que entrevistou 7 mil profissionais da área de TI. 

A pesquisa, realizada em 2019, também indicou que Python é o conteúdo mais estudado. Tanto que 27% dos que responderam as questões iniciaram e permaneceram sua busca por conhecimento nessa linguagem nos últimos 12 meses.  

Quanto aos percentuais que indicam qual o mais utilizado, os resultados foram: 40% JavaScript, 34% Java e 27% Python. Entre os profissionais que utilizam somente um tipo de linguagem 44% dos usuários  mantêm Java com exclusividade. Já a JavaScript alcança um índice bem menor: 17%. 

Cada linguagem tem suas características e formas de atuar nos desafios de TI. Confira, a seguir, quais as vantagens e diferenças de cada uma. 

Python, Java ou Java Script

A procura por linguagens de programação tem aumentado cada vez mais. Com os diversos segmentos de TI em alta, não é raro encontrar alguém que está dando os primeiros passos na área. 

Por isso, se tem dúvida por qual caminho iniciar, é hora de decidir entre JavaScript, Python ou Java, ou talvez, todas elas. Dessa forma, você pode definir qual será a primeira linguagem escolhida e usar as demais na sequência. 

Python 

Criada em 1991, Python é uma linguagem considerada de alto nível. É conhecida por duas características: amigável para iniciantes em programação e por ter uma sintaxe muito simples. É bastante utilizado porque boa parte da comunidade Linux abraçou a linguagem para a produção de scripts. É comum encontrar o Python como dependência de diversas aplicações 

Entre as ferramentas estão Jupyter, que agrega dados, código e explicações para que seja possível compartilhar. Ou seja, não são documentos estáticos, mas algo que se torna interativo. 

Outro exemplo possível é o PyTorch, que é um kit de ferramentas para aprendizado mais profundo, envolvendo código, dados e algoritmos. Quanto à facilidade de encontrar Python em computadores, desde o princípio do seu uso, ele foi trabalhado com código aberto, sendo comum encontrar os pacotes.

Python também ganhou espaço no desenvolvimento de web Servers graças ao framework Django. Ele é mais interessante do que essas ferramentas porque facilita muito o desenvolvimento de Web Servers e APIs.

 

Java

Java também é o mais utilizado em aplicações críticas com pesados requisitos de segurança. Também conta com o diferencial de conter linhas de código aberto, permitindo aos usuários da linguagem a revisão e o aprimoramento do software. 

Eclipse, NetBeans e IntelliJ são alguns dos ambientes mais favoráveis e indicados para escrever código, tendo desenvolvimento integrado. Como há uma boa base de controle, isso faz com que quem está aprendendo a lidar com a linguagem possa alcançar a sintaxe ideal. 

hoje em dia várias linguagens possuem interpretadores Java Script ou Python, não é algo tão sensacional assim.

O que chama bastante atenção no Java se for comparar com Java Script é a performance. Porém, o fato de ser uma linguagem de nível mais baixo, frequentemente acaba promovendo perda de performance por má arquitetura por parte do programador. Mas não existe desemprego pra quem sabe Java. Tem muito mercado em todos os níveis de aplicação (mobile, web, desktop, server)

 

JavaScript 

A princípio JavaScript era utilizado somente dentro dos navegadores. o V8 do Google viabilizou o uso de JavaScript dentro do server, com o NodeJS.

Posteriormente o JavaScript passou a fazer parte de aplicações desktop, por meio de ferramentas como o Electron. Até a gigante Microsoft utiliza Electron para desenvolver o editor Visual Studio Code.

Ou seja, o navegador é o canal mais utilizado para conectar as pessoas com o mundo e, consequentemente, impulsiona aqueles que estão atrelados a esse canal, para performance e melhoria de serviços.

Como é base para diferentes linguagens, JavaScript permite que linguagens como OCaml e Pascal possam ser convertidas e executadas no navegador. 

Mais do que isso, o legal do JavaScript é a comunidade extremamente ativa, facilidade de se encontrar soluções prontas tanto no GitHub quanto nos package managers.

E JavaScript também se encontra no mobile graças ao ReactNative do Facebook.

Agora que você já sabe os pontos fortes das linguagens mais utilizadas em programação, basta escolher qual delas se aprofundar e buscar novos desafios de aprendizado.

Quer saber mais sobre o universo de TI? Se mantenha atualizado lendo o blog Compasso UOL! Toda semana um conteúdo novo para você!

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.