TI Bimodal se aplica ao seu negócio?

Primeiramente, é preciso repensar o modelo de gestão tradicional porque provavelmente ele não atende mais às necessidades e à velocidade dos atuais negócios. O novo modelo é desafiador, imprevisível, clama por inovação e rapidez na entrega e, claro, preservando a excelência.

A TI tradicional, que visa estabilidade e segurança, precisa coexistir com o modelo digital que exige agilidade e flexibilidade, agregando valor ao negócio de qualquer segmento. Neste cenário, surge a TI Bimodal. Mas do que se trata?

Para um melhor entendimento, é necessário observar que muitas empresas hoje ainda seguem um modelo administrativo linear, repetitivo, previsível e com hierarquias rígidas. O sucesso econômico dessas organizações em todos os segmentos modelou a economia por décadas.

Essa administração tradicional, em que tudo transcorre com objetivo de evitar o risco, seguindo regras rígidas e processos lentos, não consegue mais atender à nova tribo emergente, conectada, descolada, de ritmo acelerado e com um imenso poder na palma das mãos.

Smartphones e seus apps

A mobilidade tornou-se imprescindível na nova era. Colocou o mundo literalmente nas mãos da sociedade, mudando hábitos e fazendo do consumidor um personagem exigente, intolerante à morosidade de acesso a informações, à indisponibilidade de serviços entre outros. Cada aplicativo que abriga seus smartphones são verdadeiros portais de conveniência, acelerando processos, economizando tempo valioso e custos.

Assim, o mundo mudou! Com o uso da tecnologia, foi-se a era industrial, que deu a vez à era da tecnologia. Agora, impera a do conhecimento ou “a era digital”. E viver na era digital não significa deixar de lado a Industrial e nem mesmo a Tecnológica. É um mundo plural?

E agora?

A TI Bimodal surge para fluir entre o Modo 1 (tradicional) e o Modo 2 (ágil), porque para muitas empresas o momento é de transição e a TI precisa acompanhar.

O modelo de TI focado em processos ITIL, COBIT e PMI, recheado de regras, não atende ao Modo 2, colaborativo, inovador, acelerado, focado em experimentação, que não tem medo de errar porque prima pelo aprendizado contínuo e com muita agilidade.

Em muitos casos, é necessário criar na empresa os dois mundos para fazer a transição entre o Modo 1 e o Modo 2. Então surge a pergunta: “Será preciso jogar fora várias conquistas? Certificações, ITIL, Cobit, PMI, tudo no lixo?”. Não. O desafio é navegar nesse novo mundo (Modo 2), incorporando o que há de bom no Modo 1. Em alguns casos, mantendo funcional o legado enquanto for vantajoso para o negócio.

Dicas para criar TI Bimodal

  • Abra espaço na TI para o Modo 2 e não se esqueça que o Modo 1 ainda requer ações
  • Reorganize o seu time para que ele seja multifuncional e colaborativo
  • Avalie se é necessário contratar pessoas no Modo 2 para incorporar a experiência delas
  • Esse novo time tem de trazer resultados rápidos para não perder a credibilidade. Cuidado com a armadilha de mudar e continuar no Modo 1
  • Com o tempo, irá perceber que o Modo 2 ganha espaço em relação ao Modo 1

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.