Tecnologia no mercado financeiro: 3 cases de bancos digitais de 2019

A transformação digital está revolucionando o mundo, e não é diferente com o mercado financeiro. Novas fintechs surgem com propostas únicas e bancos tradicionais se vêem obrigados a pensar na digitalização dos negócios. 

O fato é que as startups vêm roubando cena. De acordo com o Fintech Mining Report 2019, estudo realizado pela Distrito, somente no Brasil já são 550 fintechs em atividade. Esse número não para de crescer, prova disso, é a criação de 231 delas entre 2016 e 2018. 

Mas, afinal, qual o diferencial delas? Entre tantas, quais têm realmente se destacado pelo potencial de inovação? 

A seguir, apresentamos três cases de fintechs que estão se firmando como bancos digitais. Confira! 

Foxbit se torna a maior corretora de criptomoedas do país 

A Foxbit, principal startup fintech brasileira no segmento de criptomoedas completou apenas 5 anos em 2019. Fundada por João Canhada, Guto Schiavon e Felipe Trovão, a Foxbit, sediada em São Paulo, é pioneira em bitcoin, e desde sua criação já transacionou mais de 2.444.403 em criptomoedas, contando com mais de 650 mil clientes.

Com liquidez, segurança e agilidade para compra e venda de bitcoin, a Foxbit foi eleita pela Delloite|Exame como a PME que mais cresceu em 2018. Para 2020, a fintech espera atingir a marca de 1 milhão de usuários, consolidando sua marca no mercado cripto definitivamente.

Neon investe em startup MEI Fácil 

Inicialmente, a fintech ganhou mercado entre os bancos digitais com a oferta de conta corrente digital. Contudo, a startup vem trabalhando para ir muito além. Recentemente, o Neon lançou um serviço de conta para pessoas jurídicas e cartão de crédito em parceria com a Visa. Outra iniciativa, que ainda está em fase de testes, é uma frente de crédito pessoal. 

Com o objetivo de aumentar sua participação no mercado de bancos digitais, a fintech comprou a startup MEI Fácil, que ajuda os clientes a obter CNPJ, emitir nota fiscal, pagar guias de impostos, e conta ainda com serviços de educação financeira e emissão de boletos. 

A partir da fusão, que aconteceu em setembro, o número de clientes do Neon deu um salto, chegando à marca de 3,3 milhões de contas abertas e 1,6 milhões de usuários ativos.

Sicredi lança o banco digital Woop 

Não são apenas as startups financeiras que vêm se destacando. Na jornada em busca da inovação dos negócios financeiros, instituições tradicionais constroem bancos digitais, garantindo a participação no mercado financeiro.

Lançado em 2018, o Woop é um projeto da estratégia de transformação digital do Sicredi, que inclui a substituição progressiva dos sistemas que processam os produtos e serviços bancários para uma plataforma em nuvem, bem como a construção de uma plataforma para a inovação. Tudo isso com o objetivo de entregar uma experiência mais simples e positiva aos associados.

Para tanto, o Sicredi desenvolveu um Datalake baseado na plataforma AWS, suportando diversas fontes de dados e o processamento das informações por meio do uso do cluster Elastic Map Reduce (EMR), fornecendo os data sets tratados para os insights e decisões estratégicas do negócio.

“A ideia foi suportar diversas fontes de dados, fornecendo os data sets tratados para os insights e decisões estratégicas do negócio”, explica Cleyton Ferreira, CTO da Compasso UOL.

Durante o Smart Business Experience, promovido pelo UOL DIVEO (atual Compasso UOL) e AWS, em São Paulo, Ferreira acrescentou que um dos principais objetivos para o projeto foi avaliar que era preciso muito mais dados e a estratégia adotada foi baseada no conceito de Datalake – um único repositório dentro da empresa com o objetivo de permitir processos analíticos mais avançados e gerar insights mais relevantes para o negócio.

Assim, o Datalake foi construído para os processos analíticos em tempo real com recursos AWS escaláveis para suportar a cultura de dados do Sicredi, tema principal para a instituição financeira. Embora o Woop hoje só ofereça conta corrente digital, a ideia é que todo o core bancário esteja na nuvem.

Os novos projetos dos bancos digitais surgiram para simplificar procedimentos e oferecer maior comodidade e flexibilidade a seus usuários, tudo isso com um custo mínimo, funcionalidade e inovação.

Gostou do conteúdo? Quer conhecer cases de inovação em outras áreas? Então, confira o artigo: Cases 2019 de inovação na indústria 4.0.

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.