As principais tendências para IoT até 2023 segundo o Gartner

Afinal, quais são as previsões e tendências para o futuro quando pensamos na internet das coisas? O Gartner liberou as principais tendências baseadas em um estudo global para entender os caminhos do mercado nos próximos 5 anos, confira!

Recentemente o Gartner, a maior consultoria de tecnologia do mundo, liberou os resultados de um estudo global chamado “Top Strategic IoT Trends and Technologies Through 2023” que identificou as principais tendências e tecnologias estratégicas da IoT até 2023.

A internet das coisas permite que as corporações acelerem seus processos de inovação e transformação, e fazer isso baseado em um estudo global de tendências, garante maior assertividade nas ações e consequentemente no alcance de resultados positivos. 

Mas muito além de ter consciência a respeito das tendências, é preciso que os CIOS liderem e adotem medidas inovadoras em suas atuações. Eles podem fazer isso identificando tecnologias que supram suas necessidades operacionais e contando com parceiros que forneçam serviços de qualidade

E com isso, já está mais do que na hora dos líderes de TI buscarem caminhos para inovar em suas empresas. As tendências e tecnologias de IoT identificadas pelo Gartner são:

1 – Inteligência Artificial (IA) 

Segundo a pesquisa, em 2019 há uma previsão de 14,2 bilhões de coisas conectadas, em 2021 a previsão é de 25 bilhões, gerando um enorme volume de dados. Segundo Nick Jones, vice diretor de pesquisas do Gartner “Os dados são o combustível que alimenta a IoT e a capacidade da organização de derivar significado a partir dela definirá seu sucesso no longo prazo” ainda segundo Jones, “A IA será aplicada a uma ampla gama de informações da IoT, incluindo vídeo, imagens estáticas, fala, atividade de tráfego de rede e dados de sensores”

Hoje em dia, o cenário da IA é complexo e continuará assim até 2023. Isso se dá pelo fato de que diversos fornecedores de TI estão realizando investimentos pesados em IA, mesclando variantes da coexistência de IA a outros tipos de soluções. 

E mesmo diante da complexidade, é possível obter bons resultados com esse tipo de solução. Pensando nisso, CEOs e CIOs devem adotar em suas empresas ferramentas e habilidades que permitam a adoção de estratégias de IoT.

2 – IoT social, legal e ética

A partir do momento em que a IoT amadurece e se torna amplamente implantada e adotada, uma gama de questões passa a se tornar importante. Estas por sua vez incluem a propriedade de dados e todas as deduções feitas a partir deles. 

O estudo ainda diz para as corporações se prepararem, educarem a si mesmos e seus colaboradores a respeito, formarem grupos e conselhos de ética e revisar as estratégias corporativas, além disso os CIOs também devem considerar ter algoritmos-chave e sistemas de inteligência artificial revisados por consultorias externas para otimizar a atuação. 

3 – O valor da informação (infonomics) e Transmissão de dados

Segundo a pesquisa, 35% dos entrevistados vendem ou planejam vender os dados obtidos por seus serviços no ano passado. 

Ainda segundo a pesquisa, a teoria da infonomics leva a monetização destes dados adiante, mostrando-a como um ativo estratégico e importante para as corporações 

E até 2023, a compra e vendas de dados de IoT serão parte essencial dos sistemas conectados inteligentes. Porém, é imprescindível prestar atenção aos riscos e oportunidades em relação ao comércio destas informações, baseados em uma política de TI para proteção dos mesmos. 

4 – Mudança da inteligência de ponta para a malha inteligente

Segundo o estudo, a mudança de arquiteturas centralizadas e de nuvem para arquiteturas de ponta está em andamento no espaço da IoT

Porém, esta não é a etapa final, uma vez que o conjunto das diferentes camadas associadas à arquitetura de ponta sofrerá uma evolução para arquiteturas menos centralizada, composta por uma ampla variedade de “coisas” e outros serviços conectados em sistemas dinâmicos. 

5 – A governança da IoT

Com o aumento e expansão da IoT, existe a necessidade de estabelecer uma estrutura de governança que garanta a segurança sobre a criação, armazenamento, uso e exclusão de informações de projetos de IoT. 

A governança por sua vez deve abranger tarefas técnicas simples, como a auditoria de dispositivos, atualização de firmware e até mesmo problemas mais complexos como controle de dispositivos e de informações. 

Nesta área, é importante que CIOs assumam o papel de educar, conscientizar e envolver suas empresas sobre essas questões e em alguns casos investir em equipes, treinamento e tecnologias para uma atuação eficiente neste sentido. 

6 – Inovação dos sensores

Com o aumento e evolução do mercado de sensores até 2023, eles permitirão mais situações e eventos a serem detectados. Além disso, sensores atuais cairão de preço, se tornando mais acessíveis ou embalados de novas maneiras para suportar novas aplicações. 

Aqui é importante que CIOs garantam o monitoramento e acompanhamento destas transformações para identificar as novidades que podem ajudar na geração de oportunidades e inovação para seus negócios.

7 – Hardware confiável e sistema operacional

A pesquisa mostrou invariavelmente que a segurança é a área de maior preocupação técnica para organizações que implantam sistemas de IoT. Isso se dá, pois empresas geralmente não têm controle sobre a origem e a natureza dos programas e equipamentos que estão sendo utilizados nas iniciativas de IoT

“No entanto, até 2023, esperamos ver a implantação de combinações de hardware e software que, juntos, criem ambientes de IoT mais confiáveis e seguros”, diz o analista. “O Gartner aconselha os CIOs a colaborarem com os principais executivos de segurança digital para garantir que todo o time participe das decisões que envolvam a compra de dispositivos de IoT e sistemas operacionais incorporados”.

8 – Novas experiências dos usuários de IoT

A experiência do usuário de IoT (UX) abrangerá uma vasta lista de tecnologias e técnicas de design. Ela será impulsionada por quatro fatores: novos sensores, novos algoritmos, novas arquiteturas de experiência e contexto e novas experiências sociais detectáveis.

Os designers de UX das empresas serão praticamente obrigados a utilizar novas tecnologias e novas perspectivas se quiserem ter uma interação maior com seus clientes e conquistá-los cada vez mais.

9 – A inovação dos chips de silício

Até 2023, é esperado que novas gerações de chips possam reduzir o consumo de energia necessário para executar uma DNN, permitindo novas arquiteturas de Edge Computing e funções neurais incorporadas a terminais de IoT de baixa potência. 

Isso suportará a inclusão de novos recursos, como análise de dados integrada com sensores e reconhecimento de fala, em dispositivos de baixo custo e movidos a bateria. 

Neste caso, os CIOs são aconselhados a prestar atenção nesta tendência, uma vez que os novos chips permitirão incluir novas funções de IA embarcadas, o que por sua vez possibilita a criação de produtos e serviços inovadores.

10 – Novas tecnologias de rede sem fio para IoT

As redes de Internet das coisas envolvem o equilíbrio de conjuntos concorrentes, como custos de terminais, consumo de energia, banda larga, latência, densidade de conexão, custos operacionais, qualidade dos serviços e alcance. 

Porém, nenhuma tecnologia otimiza tudo, porém, as novas tecnologias de rede fornecerão mais opções e flexibilidade aos CIOs.

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.