Inovação na indústria 4.0: conheça 4 cases

Você lembra como era nossa interação com a tecnologia há dez anos? Na época, muitas das ferramentas que temos ao nosso alcance hoje eram apenas tendências ou possibilidades desenhadas em projetos. Em uma década, o desenvolvimento delas ganhou velocidade e consistência e colecionamos muitos cases de inovação

Hoje, muitas tecnologias disruptivas já fazem parte do nosso dia a dia: a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial e a Big Data são alguns exemplos. 

Quantas vezes você já teve o atendimento mediado por um chatbot? Ou, então, pediu ajuda da Siri ou da Cortana? Além disso, muitos smartphones já são conectados ao computador de bordo dos carros. E as aplicações não param por aí: usando uma plataforma de cloud computing, você mantém seus dados em segurança, garantindo a disponibilidade do acesso, bem como a integridade e  a confiabilidade dos arquivos. 

Todas essas situações são pequenas amostras que confirmam a onipresença da tecnologia na vida das pessoas e das corporações.

Agora, mais do que em qualquer outro tempo, o desafio das empresas é conhecer as principais tendências e tecnologias disruptivas e saber como incorporá-las no projeto de digitalização dos negócios. 

A boa notícia é que muitas organizações já começaram a jornada rumo à transformação digital. Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontam que grandes empresas estão aderindo, cada vez mais, às tecnologias da Indústria 4.0 no país. Entre 2016 e 2018, o número de organizações que investem em ferramentas inovadoras cresceu 10%, saltando de 63% para 73%. 

Quer entender como as organizações estão migrando para as novas tecnologias e fortalecendo o movimento de transformação digital? Vamos ajudar você! 

Apresentamos neste artigo cases de inovação de sucesso que mostram como usar as ferramentas disruptivas de modo estratégico, para se fortalecer no mercado e conquistar mais clientes. 

Das grandes às pequenas empresas, 30 foram selecionadas pela CNI, em parceria com o Sebrae, por terem um objetivo em comum: criar e implementar soluções inteligentes para a indústria do futuro. Até mesmo porque esse novo tempo já começou. Confira quatro cases e inspire-se neles!

1. Suzano: inteligência artificial no controle de mudas

No Brasil, a Suzano é uma das indústrias de celulose que se destaca pelo uso inteligente da tecnologia. Recentemente, a empresa lançou mão de R$ 7,4 bilhões de investimento para implantar o projeto Horizonte 2, em Três Lagoas (MS), visando aumentar a produção para dois milhões de toneladas por ano.

E mais: a Suzano fez isso usando a inteligência artificial como ferramenta. Na prática, a organização implantou um viveiro de mudas controlado por robôs. O projeto incluiu ainda outras ações igualmente criativas como geração de energia pela queima de cascas de eucalipto e o transporte de toras por uma composição de cinco carretas interligadas (penta trens).

Desse modo, por meio da inovação, a Suzano otimiza recursos, reduz custos e potencializa os resultados. 

2. Biotecno: refrigeração médica portátil

A tecnologia e a inovação têm viabilizado projetos também na área da saúde. A Biotecno, empresa gaúcha, é responsável pelo desenvolvimento de uma nova categoria de câmaras frias portáteis. Com sua linha de atuação, vem conquistando um crescimento de 100% ao ano desde 2012.

Como a Biotecno faz a diferença? A empresa oferece ao mercado um  equipamento projeto para o armazenamento e a conservação de fármacos e produtos biológicos, com um diferencial: ele mantém a refrigeração em caso de falta de energia. Além disso, possui um sistema de rastreamento incorporado que permite o monitoramento remoto. É a aplicação da Internet das Coisas revolucionando processos!

3. Foxconn: IoT na otimização de produção

O grupo tecnológico Foxconn é o principal fornecedor de design, desenvolvimento, manufatura, montagem e serviços de pós-venda para líderes globais de computadores, comunicação e entretenimento. A Empresa não é apenas a maior, com unidades de negócio em toda a Europa, Américas e Ásia, mas também a multinacional que cresce mais rápido em prestação de serviços no mundo

Suas fábricas possuem processos de produção totalmente automatizados com aprendizado de maquina e AI para otimização automática de equipamentos, auto-manutenção e monitoramento real de status de produção em tempo real. Essas mudanças, geraram ganhos de eficiência em 30% e reduziram seu ciclo de estoque em 15%.

4. Montrel Tecnologia

A Montrel entrega equipamentos eletrônicos para empresas distribuidoras de energia. Eles são capazes de identificar erros de medição de consumo e perdas por desvios. Com um portfólio que usa a tecnologia para a redução de custos, a organização acumula aumento de faturamento de 35% ao ano desde 2015.

O aparelho portátil da Montrel é um dos mais vendidos pela empresa, que incorpora novas funções constantemente. A nova versão dispensa a necessidade de desligar a rede elétrica, para fazer a conferência da medição. Além disso, permite o comando remoto por meio de tablet ou smartphone para operações de revisão à distância. Desse modo, as distribuidoras de energia têm condições de identificar fraudes e mitigar os prejuízos financeiros.

Gostou de conhecer esses cases de inovação? Continue acompanhando o blog da Compasso UOL para se manter conectado às principais tendências da indústria 4.0!

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.