Os 3 grandes mitos sobre a indústria 4.0

Grandes novidades, geralmente, vêm cercadas de mistérios. O mesmo serve para a indústria 4.0, um conceito razoavelmente novo e que vem revolucionando o mundo. Mas será que você realmente sabe o que é isso? Elencamos os principais mitos a respeito dessa revolução industrial. Siga a leitura!

Mitos sobre a indústria 4.0

Como qualquer novo termo, a indústria 4.0 é rodeada de mitos que atrapalham seu entendimento e impedem mais empreendedores e empresários de aplicá-la. Desvendar os mitos, como faremos a seguir, é um dos primeiros passos para compreender essa transformação digital e seus benefícios.

 

Mito 1: É preciso investir muito para entrar na indústria 4.0

O primeiro mito dessa lista diz respeito ao investimento. Quando se fala em indústria 4.0, muitos pensam em robôs, Inteligência Artificial, máquinas autônomas e sensores extremamente caros. Não estão exatamente errados, porém, uma empresa que deseja se adequar à nova realidade não precisa gastar tanto dinheiro.

Primeiramente, indústrias em processo de transformação digital não precisam trocar todo o maquinário logo de uma vez. É possível começar com algumas adaptações que ajudam a conectar os equipamentos mais antigos a tecnologias novas que coletam informação e realizam análise dos dados.

Esse processo é um tipo de conversão que, muitas vezes, é mais econômico do que renovar todos os equipamentos. Além disso, a transformação digital pode ser gradual, sem a necessidade de gastos exorbitantes.  

A melhor forma de adotar a nova revolução industrial e suas tecnologias sem gastar tanto é desenvolvendo parcerias. Universidades e startups estão muito envolvidas na criação de novas tecnologias industriais e podem ajudar.

 

Mito 2: A indústria 4.0 é uniforme em todo mundo

Na realidade, a indústria 4.0  ainda não foi amplamente aplicada. Algumas empresas começaram a adotá-la, mas de forma gradual. No Brasil, por exemplo, poucas organizações utilizam Inteligência Artificial e tecnologias 4.0 em nível avançado. Elas são aproveitadas em processos específicos e não possuem integração.

Mesmo os países mais avançados em questão de tecnologia estão adotando a ideia aos poucos. Por enquanto, a principal mudança é a utilização de máquinas e softwares para resolver problemas específicos na linha produtiva.

As ferramentas tecnológicas trazidas pela quarta revolução industrial ainda são usadas no suporte, mas é por meio das informações trazidas por sensores e com Inteligência Artificial, por exemplo, que é possível melhorar a tomada de decisão e diagnosticar problemas na linha de produção com mais agilidade.

 

Mito 3: O modo como trabalhamos será mudado abruptamente

Alguns imaginam que a transformação digital deve promover uma ruptura total na forma como trabalhamos. Nas visões  mais extremistas, as fábricas se tornariam um lugar predominantemente gerido por máquinas e sem muito espaço para operadores humanos. É claro que essa percepção foge bastante do que tem se observado atualmente.

O mundo inteiro está realizando a transição para a indústria 4.0 de forma gradual para um relacionamento mais produtivo entre humanos e máquinas. Alguns países, como o Brasil, deram os primeiros passos nessa direção. Mesmo após a transição para a nova indústria, o trabalho humano continuará relevante, se tornando parte fundamental para o bom funcionamento e aplicação estratégica de todas as  possibilidades oferecidas por essa transformação digital.

Apesar da automação ser uma realidade, as ferramentas serão usadas para a realização de tarefas repetitivas e permitirão que o colaborador humano se dedique a trabalhos mais estratégicos para a empresa. A indústria 4.0, portanto, cria a necessidade por um novo tipo de profissional.

O humano ainda deve realizar papéis de tomada de decisão, liderança e de programação dos robôs.

 

Prepare-se para o futuro

Uma empresa que está começando a entender a indústria 4.0 não precisa correr para abraçar todos os seus conceitos de uma vez. A transição é gradual pode ser iniciada sem investimentos absurdos em novos equipamentos e tecnologias. Além disso, o papel do profissional humano nesse tipo de indústria não vai desaparecer.

A combinação de tecnologia e mão de obra humana é a chave para o aumento de produtividade que todos os negócios precisam para manter a competitividade. Mas não demore muito: comece já a avaliar os pontos que podem ser aplicados a sua linha produtiva e operações.

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.