Qualidades profissionais e competências importantes na Indústria 4.0

O uso da tecnologia na indústria 4.0 transformou e revolucionou os processos produtivos rapidamente. A cada mês, novas soluções surgem no mercado para melhorar a produtividade e tornar as empresas mais competitivas. Um pequeno problema, no entanto, ainda precisa ser resolvido: será que os profissionais que atuam na área possuem a capacitação profissional necessária para acompanhar tais mudanças? Ou melhor: qual seria a capacitação ideal na indústria 4.0?

Trabalhar na quarta revolução industrial significa dispor de um excelente conhecimento técnico e muitas, muitas habilidades. Ser um expert em Big Data ou em sistemas automatizados para deslanchar em uma fábrica inteligente também é o mínimo nesse contexto.

Quer saber o que mais é preciso? Siga a leitura!

 

Como a indústria 4.0 altera a realidade profissional?

A indústria 4.0 utiliza tecnologias variadas para inovar e complementar a produção. O uso de sensores, Big Data, machine learning, internet das coisas (IoT) e outras ferramentas tecnológicas faz a realidade nessas indústrias ser bem mais complexa e dinâmica.

Um detalhe não mudou: máquina alguma consegue levar uma empresa ao sucesso sozinha. Por trás de toda automação, existem operadores humanos programando e analisando processos. Empresas que estão realizando a transição para a indústria 4.0, tem aí um desafio: reconhecer a capacitação profissional adequada à realidade tecnológica na qual estamos inseridos.

Isso se aplica a todos os níveis industriais, desde os operacionais até as lideranças. Os gestores, aliás, são figuras importantes quando o assunto é Transformação Digital. Eles devem promovê-la e controlá-la, participando diretamente do processo.

Há algumas décadas, bastava que o gestor contratasse um profissional de TI competente para implementar um bom nível de inovação tecnológica. Agora, ele é parte do processo e precisa evoluir rapidamente para acompanhar as constantes mudanças.

Desafios do profissional na indústria 4.0

Uma reportagem da revista Forbes mostrou que boa parte das indústrias americanas têm vagas abertas e não conseguem preenchê-las. O grande desafio dos profissionais que trabalham na área é se adequar aos novos requisitos da indústria. Isso porque os humanos continuam por trás da operação e das decisões, só que agora lidando com uma enorme quantidade de dados vindas da automatização.

Para líderes, o desafio é ainda maior. Além de trabalhar o próprio aperfeiçoamento – e temer qualquer mudança tecnológica – o gestor também precisa encontrar formas de selecionar talentos para sua equipe.

Dependendo da área industrial, pode ser difícil encontrar profissionais capacitados. É papel do gestor criar atrativos para talentos jovens e conectados com as inovações tecnológicas que realmente fazem a diferença para as empresas.

Definir procedimentos para aproveitar as informações

Enquanto muitos se preocupam com máquinas autônomas e Inteligência Artificial substituindo a mão de obra a nível operacional, poucos percebem que as verdadeiras mudanças acontecem a nível tático e estratégico. A liderança na indústria 4.0 precisa mudar para conseguir manter a produtividade e competitividade.

Para isso, deve aprender a instalar uma cultura ágil dentro da empresa, em especial para gestão de processos. Atualmente modelos de negócio utilizados há gerações podem ficar obsoletos em menos de uma década. O mesmo ocorre com empresas e tecnologias.

Além disso, uma quantidade enorme de informações é coletada a todo momento e pode fazer a diferença no planejamento estratégico.

 

Fomentar a colaboração entre humanos e máquinas

Quando uma empresa está passando por processos de mudança, é normal que somente os mais envolvidos na operação e na implementação participem. Assim, os colaboradores se sentem ameaçados e, muitas vezes, resistem às novidades.

Para facilitar essa transição, foi criada uma ideia chamada cobot, que seria a colaboração entre humanos e máquinas. Esses robôs complementam as habilidades dos operadores humanos para melhorar sua produtividade e segurança.

Um profissional de destaque na indústria 4.0 precisa aprender a utilizar essas abordagens para envolver toda a equipe no processo de modernização. Cada inovação tecnológica deve ser implementada com um objetivo que sirva de guia para os envolvidos no projeto, fomentando a colaboração entre humanos e máquinas.

 

Desenvolver a capacidade analítica

As tecnologias usadas em todas as áreas da empresa geram uma quantidade enorme de dados. Isso se aplica especialmente a produção, onde o uso de sensores combinados a sistemas de gestão têm se tornado padrão. Com milhares de bytes de dados gerados por minuto, o profissional agora precisa desenvolver capacidades analíticas para utilizá-los a seu favor.

É claro que não é necessário ver e avaliar cada uma das informações geradas pela empresa para tomar decisões. Esse papel é de softwares de Big Data, Business Intelligence e Analytics, que processam dados a uma velocidade muito maior que um computador normal e do que os seres humanos.

Então, o que faz o profissional nesse tipo de indústria?

Ele aproveita as informações geradas pelos softwares para as decisões estratégicas. Só é importante ser rápido nas decisões: os dados são gerados a todo momento e podem fazer uma diferença grande no custo de produção.

Saber identificar problemas por meio das informações disponíveis e agir para sua correção também é um diferencial. Em um mundo onde tudo acontece rapidamente, a velocidade de decisão é crucial.

 

Perseguir o perfil do profissional inovador

Conforme empresas buscam se transformar em fábricas inteligentes, o gestor deve se adaptar. Ele deixa de ser um mero comandante, que delega tarefas, e se transforma em alguém que empodera colaboradores e permite que seu trabalho funcione através das tecnologias.

Além de tomar decisões, o líder 4.0 precisa ser inovador e saber pensar fora da caixa. O melhor de tudo é que as ferramentas tecnológicas estão aí para ajudar. A quantidade de dados colhida atualmente em fábricas inteligentes é tão grande que pode antecipar e corrigir a ocorrência de um problema técnico. Ou seja, o gestor consegue inovar com menos riscos e melhores resultados.

Profissionais que conseguem revolucionar seu papel dentro da empresa tornam-se ferramentas estratégicas para o crescimento. Combinando seu potencial com a tecnologia da indústria 4.0, é possível melhorar ainda mais seus resultados. Muitos já investem em sessões de coaching e treinamento para tornarem-se melhores. Desenvolva suas competências. O mercado certamente tem espaço para você!

 

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.