Cultura da inovação: como aterrissar nesse conceito?

Cada vez mais, organizações de todos os segmentos buscam maneiras de fortalecer a competitividade em um mercado altamente disputado. Além dos concorrentes, outro fator exige atenção das empresas: a mudança de comportamento do consumidor, que conectado às novas tecnologias e às redes sociais, apresenta um nível de exigência muito maior. Neste contexto, é urgente pensar em como construir e incorporar uma cultura de inovação.

Incentivar a criatividade e a busca por novas soluções internamente é uma estratégia indispensável para qualquer empresa que queira se manter no mercado. Inovação já se tornou palavra de ordem! A partir do momento que uma organização decide encarar uma jornada de digitalização dos processos, ela se mostra pronta para construir o futuro (e ele já começou!). 

Quer entender o conceito de cultura da inovação e saber como implementá-la na sua empresa? Continue lendo esse artigo! Preparamos dicas valiosas para orientá-lo.

O que é a cultura da inovação?

Muito além de uma nova forma de trabalhar, estruturar os processos de uma empresa e criar um ambiente favorável para novas ideias, a cultura da inovação precisa estar no DNA da empresa. 

A cultura da inovação pode ser definida como a habilidade de aplicar um pensamento inovador em todas as áreas da organização.

Na prática, isso quer dizer que o entendimento sobre o que é a inovação e como ela pode ser aplicada no dia a dia, precisa estar claro para todos os colaboradores do time. Quando eles compreendem a proposta da cultura da inovação e entendem como pode ser usada para o crescimento da empresa e da equipe, a construção da estratégia inovadora se torna muito mais fácil. 

Logo, o clima organizacional passa a ser mais fértil, estimulando a criatividade e a ousadia dos profissionais, levando ao desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos e, claro, a resultados positivos.

Como implantar a cultura da inovação?

Para começar essa jornada, o primeiro passo é voltar o foco para uma tríade que sustenta a cultura da inovação: as pessoas, os processos e a filosofia da empresa precisam estar no centro dessa estratégia. 

A partir daí, é fundamental promover mudanças e boas práticas na rotina da organização. Elas também irão ajudar a manter um ambiente inspirador.

A seguir, apresentamos um passo a passo que pode orientar você nesta jornada. Todo esforço vale a pena para aterrissar na cultura da inovação

Crie um ambiente colaborativo e incentive a ousadia 

Faça o possível para que a empresa seja palco de interações construtivas, ideias inovadoras e trabalhos colaborativos. Dê liberdade e incentive os profissionais a terem uma postura ousada e corajosa. 

Reforce a ideia de que errar e aprender é um ciclo contínuo e deve ser assim. Afinal, só não erra quem não ousa.

Invista em um time de profissionais com perfis diferentes

Quanto mais plural for a sua equipe, maiores serão as chances da empresa construir um repertório amplo de ideias e um portfólio de produtos e serviços únicos.

Portanto, busque compor uma equipe com pessoas que compartilhem da visão e dos valores da empresa, mas que tenham linhas de pensamento, origens, paixões e capacidades diferentes.

Essa mescla de perfis tende a impulsionar o desenvolvimento de um ambiente propício para a criatividade e o novo.  

Avalie as ideias

Ao implantar a cultura da inovação, lembre-se de construir um processo para fazer a gestão das novas ideias e propostas apresentadas pelos colaboradores. Eles precisam saber que suas sugestões são avaliadas, ainda que nem todas sejam colocadas em prática. 

Portanto, o ideal é desenvolver e implantar um programa gestão da inovação, com processos bem definidos e um time plural, formado por profissionais da área e representantes de outros setores. 

Seja um embaixador da inovação

Tão importante quanto focar esforços para construir a cultura da inovação é fazê-la acontecer no dia a dia. Daí a relevância de manter o time engajado com essa proposta.

Do gestor ao estagiário: todos precisam se manter abertos a novas ideias, bem como se sentir à vontade para compartilhar sugestões, insights e experiências. 

Portanto, verifique se todos os líderes e profissionais estão comprometidos com o projeto de inovação da empresa. 

Valorize aqueles que buscam participar desse movimento inovador e os incentive sempre. 

Viu, só? Criar e implementar uma cultura de inovação em seu negócio é mais simples do que parece. Invista neste projeto com o apoio do seu time. Sem demora, você será os resultados na performance da empresa, no posicionamento da marca, na motivação dos profissionais e na satisfação do cliente. 

Ficou interessado no assunto? Para saber mais sobre o tema, confira um artigo que apresenta Cases de inovação da Indústria 4.0

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.