Inovar é reinventar a organização

Com a transformação digital em curso no mundo, muito do que era considerado o estado da arte tende a ficar obsoleto rapidamente. O fato é que em meio às disrupções, a cultura das empresas tem sido impactada. Sendo assim, essa movimentação não se trata simplesmente da transformação da TI, mas da cultura corporativa.

A maneira como a organização passa a gerar valor aos seus clientes está intimamente ligada em como ela compreende seu ecossistema e consegue antecipar tendências. Isso porque a tecnologia hoje é um meio, que possibilita a arte de prover soluções para problemas de qualquer natureza.

O uso de tecnologias que viabilizam a implementação de estratégias diferenciadas muda os modelos de negócio, processos e cultura, que servem de esteira ou de sustentação para a inovação. E inovar é reinventar a organização.

Nesse mundo transformado figuram convergência e automação de todas as camadas, mudando a forma como as empresas exploram e cuidam de seus dados, como um recurso a ser explorado para obter insights, inovação, gerar novas oportunidades e lucro. Tudo isso sustentado por um modelo de inteligência, tendências e detecção de ameaças, que são acelerados à medida que novos padrões são desenvolvidos.

Ser digital também é ter um olhar tecnológico e crítico para as estratégias de negócio. E como estimular esse potencial? Por meio da união de pessoas, cultura e ambiente. A estratégia de transformação depende fundamentalmente de pessoas. São elas que vão apoiar a decisão de tecnologia, promovendo o engajamento necessário para este processo de transformação.

Por isso, é preciso adotar uma boa gestão de mudança com comunicação adequada para ajudar a reduzir riscos nos processos da jornada digital. Uma boa estratégia é comunicar os objetivos de forma clara, estimulando o time à inovação, à mudança de mentalidade.

Toda organização é única. É um sistema complexo, mas que pode se adaptar às mudanças. E a TI tem importante papel nessa adaptação e não somente no bom funcionamento dos sistemas.

Agregar, promover, colocar talentos para interagir, desenvolver a cultura de colaboração, estimular a cocriação, explorar métodos e outros mercados fazem parte de uma estratégia diferenciada rumo à uma cultura digital.

Agir no momento certo, portanto, é o que define o futuro da maioria das organizações. Peter Thiel, cofundador do PayPal, começa seu livro Zero to One com a seguinte citação: “Cada momento nos negócios acontece uma só vez”.

 

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.