A importância de ter parceiros consultivos na transformação digital

Que a transformação digital vem ocorrendo a largos passos não é mais novidade. Todos os dias é possível conhecer um aplicativo ou uma solução ligada ao universo on-line e que traz facilidades para o dia a dia.

Por isso, é necessário estar alinhado com as mudanças e inovações que a tecnologia promove no mercado. Afinal, sem atualizações há grandes riscos de se tornar ultrapassado ou obsoleto. 

Para avançar e se manter firme na jornada pela transformação digital, ter parceiros consultivos é bastante inteligente e estratégico. Quer saber por quê? Continue a leitura desse artigo! 

O que é parceria consultiva 

 O termo parceiro remete a um conceito que define o principal propósito no segmento empresarial: a reunião de indivíduos que desejam alcançar um objetivo em comum. 

Portanto, a parceria consultiva é a busca por empresas e profissionais que estabelecem uma troca de informações e conhecimentos para que ambas as partes possam seguir rumo à expansão e ao crescimento dos negócios, assim como soluções e melhorias. 

No ambiente corporativo, estabelecer a prática de parceria vem se tornando uma necessidade para ter um diferencial competitivo, pois cria-se uma estrutura – seja intelectual ou de serviços – que não poderia ser oferecida sem a contribuição de outras empresas. 

Ao buscar um parceiro consultivo é importante: 

  • Pesquisar a empresa ou as empresas que podem atender à demanda ou necessidade;
  • Entender de que maneira ambos podem se ajudar;
  • Ter um projeto coerente para que a parceria consultiva seja atrativa para os dois lados;
  • Manter sempre disponível para a oferta de novas parcerias, ou seja, se mostrar interessado em também receber propostas de novos possíveis parceiros. 

A importância do parceiro consultivo na transformação digital

Ao entender o que é o processo de transformação digital, no qual o uso da tecnologia é incorporado para solucionar problemas cotidianos, fica mais fácil pontuar as rotinas que deseja mudar para otimizar processos na empresa. Tendo esse entendimento muito bem delineado, a parceria consultiva traz algumas vantagens:

  • Com a aplicação de métodos mais modernos, a tendência é que o desempenho de tarefas e ações gere melhores resultados. 
  • Outro fator importante ao ter um parceiro consultivo na área de TI é o de aumentar sua rede de contatos, assim como a troca de experiências. Portanto, é uma contribuição para ambos os lados. 
  • As duas empresas ou profissionais podem auxiliar de maneira estratégica, indo além de aspectos técnicas ou comerciais exclusivamente. 

Além disso, ter um parceiro com boa bagagem de experiência pode ser tornar o diferencial para que você entenda de tecnologias diferenciadas, obtendo conhecimento para opinar e dar consultoria nas mais diversas situações. 

Ou seja, a versatilidade de alguém externo dando apoio na busca por resolutivas é um agregador importante, pois além de encontrar soluções, permite um novo olhar que facilita a interpretação das mais variadas questões. 

Agora que você sabe como é importante estar inserido na transformação digital, assim como encontrar um excelente parceiro consultivo para ajudar nesse desafio, que tal atualizar outros conhecimentos e conceitos na área de tecnologia? O blog da Compasso UOL está repleto de conteúdos exclusivos! Confira tudo que acontece no setor de TI! 

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.