Metodologia Ágil: como implementar na sua empresa?

Hoje, um dos principais desafios do gestor de uma empresa é buscar diferentes maneiras de obter vantagem competitiva, mantendo a organização em um posicionamento de destaque. Muitas vezes, a melhor forma de fortalecer a companhia é repensar os processos e as técnicas que vêm sendo aplicadas na administração. 

Dentre tantas ferramentas disponíveis, a metodologia ágil surge como uma alternativa inteligente e eficaz. Isso porque, se bem aplicada, ela permite que a empresa conquiste uma dinâmica nova, com mais velocidade e assertividade nos processos internos. Mas não apenas isso. 

Acima de tudo, essa ferramenta visa oportunizar uma entrega constante e de valor para o seu cliente.

Além disso, ela também favorece o aumento da produtividade e da integração entre os profissionais do time e os setores. Tudo para que a empresa consiga manter um ritmo de crescimento, destacando-se entre os concorrentes em um mercado altamente disputado.

Quer entender melhor o conceito de metodologia ágil e saber como aplicá-lo na sua organização? Avance na leitura desse texto!  

1. Entenda o conceito: o que é Metodologia Ágil?

A metodologia surgiu, em 2001, com o “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software”, criado por 17 desenvolvedores conceituados que se reuniram para construir uma proposta de desenvolvimento ágil de software. Juntos, eles definiram uma nova dinâmica de trabalho colaborativo, com ações, projetos e responsáveis atribuídos. Desde então, muito além das empresas de sistemas, organizações de todas as áreas, que buscam otimizar a gestão, apostam no desenvolvimento ágil como alternativa. 

2. Tenha em mente os valores da Metodologia Ágil

A estrutura da metodologia ágil é baseada em quatro valores centrais, que indicam as prioridades na aplicação da metodologia. Veja só:

  1. Os indivíduos e as interações entre eles devem estar acima dos processos e ferramentas;
  2. O software deve permanecer sempre acessível e em funcionamento, independentemente de ter uma documentação completa ou abrangente;
  3. A colaboração com o cliente deve estar sempre acima de qualquer negociação de contrato; 
  4. O poder de adaptação é mais importante do que seguir à risca o plano feito inicialmente.

 

  1. Dê significado e autonomia para o time 

Para que o uso da metodologia ágil traga resultados efetivos, o time da empresa precisa compreender a proposta e aceitar o desafio. Por isso, é tão importante investir em uma estratégia de comunicação para a equipe. É preciso que todos os membros tenham clareza sobre o potencial e os impactos da metodologia. 

Portanto, busque compartilhar dois aspectos fundamentais com o time:

Apresente o significado da metodologia ágil: os profissionais precisam compreender o sentido da metodologia, ou seja, de que maneira ela pode ajudar, de fato, na condução dos processos e no alcance dos resultados. Compartilhe conteúdo sobre a temática para gerar conscientização e engajamento!

Confira autonomia para os profissionais: eles precisam se sentir como protagonistas do processo e saber como devem atuar. É a autonomia que irá conferir segurança e orientá-los na construção da cultura ágil, acelerando a adoção da metodologia. 

4. Conheça os principais subtipos da Metodologia Ágil 

Antes de começar a implementação na sua empresa, é preciso conhecer as particularidades, bem como os diferenciais, dos principais subtipos da Metodologia Ágil. Depois de conhecer a proposta e a sistemática de aplicação, é hora de escolher a metodologia que melhor se adéqua à realidade da sua organização. A seguir, apresentamos três ferramentas que se destacam:

1. eXtreme Programming

Focada especialmente em práticas de engenharia e também conhecida como XP, esta ferramenta de gestão ágil foi desenvolvida em 1997. O principal objetivo dela é otimizar a qualidade e o valor da entrega, bem como a agilidade e a assertividade na resposta às solicitações dos clientes. O XP toma como base três princípios:

  • Simplicidade: consiste em remover funções consideradas desnecessárias;
  • Feedback: é manter contato frequente com o cliente, fornecendo espaço para que ele teste o produto e retorne com as suas impressões. Sugestões, elogios e críticas são bem-vindos!
  • Mudanças: são as adaptações previstas para o produto até que ele atinja a versão ideal.

A ferramenta XP é indicada para empresas que lidam com clientes inseguros e indecisos. Isso porque ela tem como base pilares que proporcionam agilidade na conclusão das melhorias do produto.

  1. Scrum

Também conhecido como um processo de desenvolvimento interativo e incremental, criado por Jeff Sutherland, nos anos 80, o Scrum é uma das ferramentas da metodologia ágil mais conhecidas e usadas. 

Mas, afinal, qual é a sua estrutura? 

Ele é definido por projetos divididos em ciclos que têm entre 2 e 4 semanas, chamados de sprints

Nesta ferramenta, cada sprint representa um Time Box que recebe uma série de atividades a serem executadas e entregues. 

Além dos sprints, os times realizam dailys, ou seja, reuniões diárias para controle do andamento do projeto.

O Scrum oferece maior liberdade ao time, uma vez que permite que o trabalho seja desenvolvido com menor participação do cliente. Além disso, a ferramenta mantém a motivação da equipe em alta, garantindo um resultado mais assertivo também. Isso porque o time prioriza a qualidade das entregas em detrimento de um prazo reduzido.

3. Kanban

Criado pela Toyota, na década de 60, este método, também chamado de Gestão Visual, tem como objetivo facilitar o controle dos fluxos de produção ou transporte em uma indústria. 

Para tanto, são usados cartões – post-its – com cores e tamanhos diferentes fixados em colunas de um quadro branco. 

Um cartão detalha uma tarefa e cada uma das colunas indica um status diferente como, por exemplo:  

Tarefas em planejamento  Tarefas em produção Tarefas concluídas

 

Desse modo, à medida que o profissional avança nas entregas, ele move o cartão de uma coluna para a outra. 

Assim, se torna mais fácil visualizar todas as etapas do fluxo de processos e obter uma visão 360° de tudo o que está sendo produzido na organização. 

Agora que você conhece as principais ferramentas da metodologia ágil, é hora de escolher uma delas – XP, Scrum ou Kanban – para implementar na organização. 

Independentemente de qual selecionar, tenha certeza que esse é um passo decisivo para o amadurecimento do seu time, a entrega de valor ao cliente e o crescimento constante da organização. 

Depois de conhecer a metodologia ágil, ficou interessado em outras ferramentas de gestão? Então, confira o nosso artigo sobre gestão de projetos:  “3 dicas para tirar projetos do papel e cumprir prazos”.

 

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.