Quarta revolução industrial: o futuro já começou!

O mundo como você vê hoje não será o mesmo daqui a dois, nem daqui a cinco, dez ou 20 anos. A história e o avanço da tecnologia mostram que a evolução é constante. Tanto é verdade que a quarta revolução industrial já está em curso. 

Agora, tecnologias como cloud computing, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) aliadas ao conceito de Big Data, que destaca a maior capacidade computacional e dados, estão alterando a configuração da nossa sociedade.

Fundamentalmente, é a transformação digital que vêm causando rupturas em todas as indústrias, gerando impactos e mudando não só a estrutura e os processos de produção, mas, principalmente, a maneira como as pessoas vivem, trabalham e interagem. Os hábitos de interação de hoje, por exemplo, não lembram em nada o modo que as pessoas se comunicavam na virada do último século. Já tínhamos celulares, mas eles não eram nenhum protótipo do que temos agora em nossas mãos. É isso: as mudanças são, de fato, incrivelmente marcantes!

Quer conhecer a tempestade da quarta revolução industrial e a maneira como ela promete transformar a sociedade para sempre? Continue lendo esse artigo!  

Linha do tempo: quais revoluções vivemos até aqui?

Antes de avançarmos para o conceito da quarta revolução industrial, vale fazer um resgate histórico e lembrar outras revoluções que já marcaram nossa sociedade.  

Revolução Industrial:  surgiu na Inglaterra no fim do século XVIII, elevando a produção – antes artesanal – das indústrias para patamares inéditos, a partir do uso de carvão, vapor e ferro. Passou a ser possível produzir muito mais rápido com um custo muito menor.

Segunda Revolução Industrial: ocorreu em meados do século XIX por meio do amplo uso da eletricidade, da química e do petróleo. Com isso, surgiram novas tecnologias como o avião, refrigeradores, alimentos enlatados e os primeiros telefones. A massificação da manufatura também marcou o período.

Terceira Revolução Industrial: a partir da segunda metade do século XX, a informação se tornou uma importante matéria prima. O amplo acesso ao conhecimento e às tecnologias que surgiram ainda na segunda revolução, o desenvolvimento ganhou mais velocidade. Surgiram os primeiros computadores e, com eles, avanços em todas as áreas do conhecimento. 

E o que esperar da quarta revolução industrial?

Afinal, porque fala-se tanto na tempestade perfeita da quarta revolução industrial?

Na prática, o que isso quer dizer? 

Primeiro, vale destacar que esse novo momento da história foi assim denominado pelo Dr. Klaus Schwab, autor do livro The Fourth Industrial Revolution. De acordo com o autor, essa revolução tem como fundamento a transformação digital, sendo    “caracterizada por uma Internet muito mais móvel e global, por sensores menores e mais poderosos e por inteligência artificial e machine learning.”

“Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes.” 

Klaus Schwab

A quarta revolução industrial vem nos apresentar um mundo mais inteligente e conectado, que está sendo construído à medida que a tecnologia avança, graças a um efeito combinatório das novas ferramentas disruptivas: é nesse momento que começa a tempestade perfeita.

Com o uso de diferentes tecnologias, coordenando “coisas” conectadas e inteligentes, temos, por exemplo, carros autônomos sendo construídos e robôs virtuais que já auxiliam na realização de cirurgias e exames. Essas iniciativas são exemplos da tempestade perfeita, que, mediada pelo digital, conecta o mundo físico, que são as “coisas”, e o mundo biológico, que somos nós. 

É nessa sinergia que se baseia a quarta revolução industrial, e é a partir dela que muitas transformações estão em curso e outras tantas prestes a acontecer, mudando a economia, a sociedade e o nosso jeito de viver.

As 10 tecnologias da quarta revolução industrial 

A seguir, apresentamos as tecnologias que permitem a formação da tempestade perfeita da quarta revolução industrial. É a convergência entre elas que já está transformando o mundo em que vivemos!

Tecnologias mudando o mundo físico: Biotecnologia; Robótica; Impressão 3D, Novos materiais; Internet das Coisas (“IoT”) e Transmissão, armazenamento e captura de Energia.

Tecnologias mudando o mundo digital: Inteligência Artificial (IA); Blockchain; Novas tecnologias computacionais e Realidade virtual e aumentada.

Quarta revolução industrial: projeção ou realidade?

Os dois. Embora muitas previsões sejam feitas, outras tantas iniciativas, pautadas pelo efeito combinatório de novas tecnologias, já são ou estão se tornando realidade.

No Canadá, a startup Ross Intelligence desenvolveu um robô advogado capaz de analisar um grande volume de documentos e até interpretar leis, usando a plataforma Watson, da IBM.  

Já na China, a Winsun constrói casas e até prédios usando usando uma impressora 3D, sem a necessidade de operários, em apenas 24 horas.

E as inovações não param por aí. Relatório produzido pelo Fórum de Economia Mundial aponta algumas previsões que podem se confirmar até 2025: 

  • 5% dos produtos de consumo feitos em impressoras;
  • 10% das pessoas vestindo roupas conectadas com a Internet;
  • Carros autônomos representando 10% da frota de veículos nos Estados Unidos;
  • 50% do tráfego de Internet em domicílios direcionado para dispositivos e equipamentos domésticos;
  • A primeira cidade com mais de 50 mil habitantes e nenhum semáforo.

Uma coisa é certa: as transformações já estão acontecendo. Sobre o futuro? Quem viver, verá! 

Quer acompanhar outras tendências em tecnologia? Acesse sempre o blog da Compasso UOL, o melhor conteúdo sobre novas ferramentas e soluções pensado para você.

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.