Ciclos da UX: planeje, teste e análise para evitar retrabalhos

Começar um projeto de UX (user experience) pode ser difícil. O seu time pode até criar um plano que parece bom e viável. Porém, no momento seguinte os colaboradores percebem que tudo teria sido muito mais fácil e menos caótico se seguissem um caminho claro. 

A verdade é que construir e estabelecer um processo de UX design claro e completo pode economizar tempo, energia, dinheiro e ainda evitar uma forte dor de cabeça.

Por isso, neste post, apresentamos as quatro etapas essenciais para evitar retrabalhos e garantir sucesso nos projetos de UX design. 

Continue lendo o artigo!

 

1. Pré-planejamento e preparação

Essa fase é dedicada a compreender o principal problema que o produto procura resolver. Normalmente, os designers de UX organizam uma reunião inicial para aprender mais sobre a empresa, o público-alvo e o próprio produto.

Este também é o momento para pesquisas preliminares e, aqui, o trabalho de UX research é muito importante. O UX designer também precisa saber quem é a persona, qual é o mercado, quem são os principais concorrentes e como o produto ou serviço se destaca dos demais.

Uma questão central é: Em quais aspectos, a solução é diferente ou melhor? 

A resposta para essa pergunta traz atributos e especificidades importantes que a equipe de UX design precisa conhecer.

 

2. Planejamento e pesquisa

Assim que os designers souberem mais sobre a persona e detalhes do negócio, estarão prontos para iniciar as fases iniciais do UX design. É hora de fazer o mapeamento do cenário e da jornada do usuário, traçando qual será o seu caminho e objetivos ao utilizar o produto ou serviço e pensando totalmente no user experience

 

3. Design de fluxo

O próximo estágio requer que os UX designers determinem a arquitetura de informações que será utilizada. É aqui que eles usam ferramentas que ajudam a visualizar o fluxo real dentro do produto ou serviço. Nesse estágio, profissionais geralmente desenham um fluxo utilizando recursos de texto, fluxogramas e mapas. 

 

4. Design

Agora, os profissionais de UX design finalmente estão prontos para projetar o produto. Conheça alguns elementos essenciais usados ​​na fase de design:

Sistemas de design: são uma excelente ferramenta para projetos maiores. Eles também aceleram o processo de design no longo prazo, mesmo que exijam um substancial investimento inicial de tempo.

Design de interação: essa etapa consiste em determinar como os usuários irão se comportar ao usar o produto ou serviço. Os mapas de interação ajudam a mostrar a aparência da interface do usuário.

Protótipos de papel: os protótipos de papel são populares porque oferecem um ponto de entrada para coletar feedback do usuário. Na prática, este tipo de protótipo mostra aos usuários finais em potencial como será a user experience.

Protótipos: simulam toda a experiência de uso do produto. Quando o protótipo está pronto, os designers geralmente começam a colaborar com os desenvolvedores na implementação dos designs.

Produção: depois de projetar e redesenhar, os times envolvidos no projeto de UX design chegarão a um ponto em que todos os ativos estarão prontos para entrarem em produção. É hora de passar para a equipe de desenvolvimento, que criará a versão final.

Como vimos até aqui, são várias as etapas que o time de user experience precisa cumprir para surpreender o cliente nas interações com a marca. Conduzir esse tipo de projeto é desafiador, mas pode se tornar mais simples com a ajuda de um parceiro especialista no assunto.

 

User Experience facilitado com Studio UX

Na Compasso UOL,  construímos as melhores experiências para atender

o que o mercado pede e os negócios precisam. O Studio UX tem como missão ensinar e compartilhar a cultura de UX design, para que a user experience esteja sempre em primeiro lugar.

Projetamos a melhor experiência de ponta a ponta, desde a descoberta, ideação, desenvolvimento e evolução do produto. Desenvolvemos projetos com foco na utilidade, facilidade de uso e satisfação do serviço.

E o nosso time só cresce! Somos mais 120 de pessoas apaixonadas pelo que fazem e que colocam sempre em primeiro lugar os usuários do produto digital, seja ele um site, e-commerce, app, chatbot.  

Quer otimizar a jornada de UX design da sua empresa? Então, vem conhecer nossa proposta. Temos os melhores serviços para os projetos de user experience!

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.