UX Research: conheça o seu usuário antes mesmo de criar o produto digital

Dentre os vários processos de UX, um dos mais críticos para o sucesso no desenvolvimento de um produto digital é o UX Research, ou seja, a pesquisa que orienta a construção da experiência do usuário.

Basicamente, é nesta etapa que o time de profissionais busca os insumos para criar uma solução inovadora, que seja capaz de atender às necessidades dos clientes e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência de consumo única.

Neste artigo, apresentamos o conceito de UX Research e mostramos como esse processo orienta a jornada de user experience. 

Vem saber mais!

 

O que é UX Research? 

A UX Research consiste no estudo sistemático dos usuários-alvo e seus requisitos, para adicionar contextos e percepções realistas aos processos de design.

Os pesquisadores de UX adotam vários métodos para descobrir problemas e oportunidades de design. Dessa maneira, eles revelam informações valiosas que podem ser inseridas no processo de UX, visando garantir a satisfação do cliente.

Em síntese, UX Research é sobre como encontrar ideias para orientar designs de sucesso. Ao fazer pesquisas de experiência do usuário, você estará mais apto a oferecer aos usuários as melhores soluções, porque pode descobrir exatamente o que eles precisam. 

Na prática, é possível aplicar Reasearch UX em qualquer estágio do processo de design. Os pesquisadores de UX geralmente começam com medidas qualitativas, para determinar as motivações e necessidades dos usuários. Mais tarde, eles podem usar medidas quantitativas para testar seus resultados. 

Para fazer uma boa pesquisa de UX, você deve adotar uma abordagem estruturada ao coletar dados de seus usuários. Nesta etapa, é fundamental usar métodos que:

  1. Sejam adequados para o propósito de sua pesquisa;
  2. Forneçam as informações com clareza e dentro do contexto de atuação da empresa. 

Em seguida, os profissionais podem interpretar suas descobertas para que possam extrair insights valiosos que são aplicados no UX design.

 

Como funciona a Research UX?

Para melhor compreender as possibilidades da Research UX, podemos dividi-la em dois subconjuntos que costumam ser explorados pelos profissionais. Veja só:

 

Pesquisa qualitativa

Usando métodos como entrevistas e estudos de campo etnográficos, é possível trabalhar para obter uma compreensão aprofundada de por que os usuários agem de determinada maneira. Por exemplo: por que perderam uma chamada à ação?

Na condução da pesquisa qualitativa, é possível usar várias ferramentas. Os profissionais podem aplicar entrevistas com um pequeno número de usuários e fazer perguntas abertas para obter insights pessoais sobre seus hábitos.

Além disso, outra ferramenta da pesquisa qualitativa é o teste de usabilidade, para monitorar, por exemplo, as respostas de estresse dos usuários.

Contudo, é preciso cuidado na aplicação de pesquisas qualitativas. Como envolve a coleta de dados não numéricos (por exemplo, opiniões, motivações), há o risco de que as opiniões pessoais influenciem nas descobertas.

 

Pesquisa quantitativa 

Ao usar métodos mais estruturados, como pesquisas e análises, é possível reunir dados mensuráveis ​​sobre o que os usuários fazem e testar as suposições extraídas da pesquisa qualitativa.

Por exemplo, você pode fornecer aos usuários uma pesquisa online para responder a perguntas sobre seus hábitos de exercício físico, aplicando questões como: “Quantas horas você treina por semana?”

Com esses dados, a UX Research permite descobrir padrões entre um grande grupo de usuários. Com uma amostra grande o suficiente de usuários de teste representativos, essa é uma maneira estatisticamente mais confiável de avaliar a população de usuários-alvo.

Seja qual for o método, com um projeto de pesquisa cuidadoso, você pode coletar dados objetivos que não dependem da sua presença, personalidade ou suposições. No entanto, os dados quantitativos por si só não revelam as percepções humanas mais profundas.

Além disso, podemos dividir a UX Research em duas abordagens:

Atitudinal: você ouve o que os usuários dizem, por exemplo, em entrevistas;

Comportamental: você vê o que os usuários fazem por meio de estudos observacionais.

Ao explorar uma combinação de pesquisa quantitativa e qualitativa, com abordagens atitudinais e comportamentais, geralmente pode obter a visão mais clara de um problema de design.

 

Use métodos de Research UX em todo o desenvolvimento

A pesquisa de user experience vai muito além dos testes de usabilidade. Existem muitos outros métodos inteligentíssimos que viabilizam a coleta de insights do seu público-alvo.

O Nielsen Norman Group, organização de consultoria de UX líder do setor,  lista métodos de pesquisa apropriados que podem usar durante os quatro estágios de um projeto de UX. Os principais métodos são:

# Estudos de campo: consiste em consultas contextuais, ou seja,  entrevistas realizadas com usuários em seu próprio ambiente para ver como eles realizam as tarefas em questão;

# Estudos de diário: o pesquisador convida os usuários a registrarem suas interações diárias com um projeto ou seu desempenho de atividades. O registro pode ser feito em um caderno ou até em gravações de áudio e vídeo;

# Dinâmica de classificação de cartões (card storing): reúna um grupo de participantes e escreva palavras e frases em cartões. Em seguida, deixe que eles organizem da maneira mais significativa, rotulando as categorias. Assim, você garantirá que seu design seja estruturado de maneira lógica.

# Mapas de jornada do cliente: crie jornadas do usuário para expor armadilhas em potencial e momentos cruciais.

# Teste A/B: consiste em direcionar metade da sua audiência para ver a versão A de uma página, e a outra metade para acessar a versão B. É útil especialmente para produtos digitais. Assim, é possível saber qual versão irá trazer resultados mais positivos.

# Focus groups: o pesquisador e os usuários se reúnem em uma sala para conversar sobre determinado produto ou serviço ou sobre hábitos de consumo.

# Teste de usabilidade: será que o seu design é fácil de usar? Um dos testes mais clássicos consiste em sentar ao lado de um usuário e aprender como ele realmente usa seu produto. 

# Avaliações de acessibilidade: é importante testar o design para garantir que ele seja acessível a todos.

# Pesquisas e questionários online: eles revelam como os usuários se sentem em relação ao seu produto.

# Monitoramento de clicks e funil: o método consiste em gravar ou monitorar os cliques do usuário durante sua experiência de navegação. Pode ser parte de um teste de usabilidade ou uma atividade isolada.

# Design participativo/co-criação: esse é um método que permite o envolvimento intenso do usuário no processo criativo. Os clientes colaboram diretamente com os designers na hora de pensar ideias para o produto ou serviço.

# Pesquisa de satisfação pós-compra: é um questionário aplicado para coletar feedback do usuário imediatamente após a experiência de compra.

 

Na condução da UX Research, é importante que os profissionais tenham em mente algumas boas práticas:

  1. Descubra: determine o que é relevante para os usuários;
  2. Explore: examine como atender a todas as necessidades dos usuários;
  3. Ouça: coloque as questões em perspectiva, encontre novos problemas e observe tendências;
  4. Analise: colete métricas para traçar, por exemplo, o tráfego do site, criar relatórios e fazer análises a partir dos indicadores consolidados.

 

Além disso, independentemente do método de pesquisa UX escolhido, é necessário considerar os prós e os contras das diferentes técnicas. Por exemplo, a classificação de cartões é barata e fácil, mas pode ser demorada quando se trata de análise. Além disso, pode não fornecer um significado contextual aprofundado.

De outro modo, os recursos disponíveis também irão ditar quando, quanto e que tipo de pesquisa UX você pode fazer. Portanto, decida cuidadosamente sobre os métodos mais relevantes para sua pesquisa. Além disso, envolva as partes interessadas de sua organização desde o início.

Os profissionais podem trazer valiosos insights de experiência do usuário e ajudar a manter sua pesquisa alinhada aos objetivos de negócios.

Para uma equipe de user experience, a estratégia de UX Research é uma forma de validar suas suposições sobre os usuários em campo, reduzir o custo dos melhores resultados e manter os produtos em destaque, sempre à frente dos concorrentes.

 

UX Research ao seu alcance com a Compasso UOL

Se você deseja implementar uma política de UX consistente na sua empresa, para criar produtos digitais de sucesso, saiba que o Estúdio UX da Compasso UOL pode ser seu parceiro.

Com profissionais altamente qualificados, experiência no setor de tecnologia e métodos de pesquisa consolidados, ajudamos empresas no processo de UX Research. 

Nosso time tem expertise para conduzir atividades em focus groups, card sorting,

jornada do usuário, entrevistas e análises, testes com usuário, entre outras abordagens de pesquisa.

Se você quer identificar as reações dos consumidores com novos e atuais produtos e serviços, conte com a consultoria do Estúdio UX.  Entre em contato conosco e saiba mais!

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.