Como usar a tecnologia para gerar convergência entre e-commerce e lojas físicas?

O consumidor no final do século XX provavelmente não imaginava a transformação que ocorreria nos modelos de negócios oferecidos pelo varejo. À época as lojas físicas eram o principal canal de vendas e o e-commerce só começava a ser praticado pelas empresas.

No ano de 2008, Paco Underhill, especialista em ciência do consumo, afirmou que o varejo mudaria mais nos próximos 10 anos do que havia mudado nos últimos 100. O autor do livro “Vamos às Compras” acertou em cheio (inclusive, sugerimos a leitura de um resumo dessa obra, para conhecer o pensamento do psicólogo americano).

Mesmo tendo consciência de que o modelo omnichannel veio para ficar, alguns varejistas ainda temem colocá-lo em prática em função dos custos. Com margens de lucro muito apertadas é difícil para o gestor definir onde colocar dinheiro, mas o certo é que investir em inovação e tecnologia compensa muito – e quem já optou por esse caminho saiu na frente.

Mas como usar a tecnologia para gerar convergência entre e-commerce e lojas físicas? Observar os exemplos já adotados pelo setor varejista pode servir como orientação para outros negócios e, por isso, estudamos o comportamento de varejistas que já praticam a união desses dois canais de venda e dividimos com você essas informações.

Ofereça a mesma experiência de compra em ambos os canais

Imaginemos uma consumidora que usa a internet para pesquisar um casaco que precisa levar para uma viagem e decide ir até à loja física para efetivar a compra, evitando pagar o frete.

Ao ser informada pelo vendedor que o produto existe, mas não no tamanho desejado, ela sai frustrada e acaba comprando o casaco em outra loja – ainda que o funcionário tenha tentado mostrar outras opções similares. Sua frustração seria ainda maior se ela soubesse que o produto existe no estoque, conforme informa a loja virtual, tendo havido uma má intenção do vendedor por não receber comissão sobre os produtos anunciados via e-commerce. Esse exemplo é mais comum do que você imagina!

O cliente avalia a marca através do conjunto dos serviços oferecidos, independente da forma escolhida para efetivar sua compra. E, mais do que integrar, é preciso que a experiência, na loja física ou na virtual, seja a mesma – e sempre positiva.

Remuneração justa por vendas efetuadas pelo e-commerce ou nos pontos de venda e treinamentos levam os colaboradores a considerarem os canais como se fossem um só, evitando conflitos e oferecendo uma resposta rápida às necessidades do consumidor.

Use a tecnologia para entender o seu consumidor e oferecer os produtos que ele deseja

Muito se evoluiu na busca pelo conhecimento dos hábitos de consumo do público-alvo e o avanço da tecnologia permite ações antes inimagináveis. Algumas lojas utilizam câmeras para filmar e analisar, através de algoritmos criados exatamente para essa finalidade, a expressão dos clientes que visitam o ponto de venda.

Mediante essa análise, conseguem entender a impressão que os compradores tiveram sobre determinado produto e, também, medem o fluxo dentro dos estabelecimentos mapeando os produtos que chamam mais atenção. Com esses dados é possível definir um layout mais inteligente e voltado para as necessidades comerciais.

Nas lojas virtuais é comum coletar dados como os produtos mais visualizados, ajustando a vitrine virtual ao padrão identificado. Lojas de móveis oferecem programas que permitem ao cliente visualizar como ficaria a decoração de um aposento com as peças à venda, incluindo as diversas cores disponíveis e o impacto no visual final.  

Mesmos produtos, entregas variadas

A união dos dois modelos de loja existe para facilitar a vida do cliente, oferecendo o que cada um tem de melhor: a comodidade de pesquisas online e a pronta entrega na loja física, que também permite testar o produto.

De modo geral, o consumidor opta por retirar as compras na loja física para economizar no frete e é preciso respeitar essa escolha. Algumas empresas, para facilitar ainda mais, oferecem a possibilidade de retirada nos correios e, menos comum, em alguns postos de gasolina localizados em regiões estratégicas. Tudo para o encantamento do cliente.

Com tantas transformações no modo de escolher e comprar um produto, a pergunta que todo varejista deve responder não é se deve ter uma loja física ou uma loja virtual, mas sim como gerar convergência e alinhar ambas para que a experiência do consumidor em qualquer uma delas seja a mesma, sem que ele perceba a transição de uma para outra.

Nem sempre é fácil encontrar o modelo de inovação ideal para uma organização, sendo recomendado contar com assessoria especializada nesse campo. Agende uma conversa e descubra como a Compasso UOL pode ajudar a formatar as soluções mais indicadas para as necessidades de seu varejo.

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.