Evite que a indisponibilidade atrapalhe seus resultados na Black Friday

Diante os desafios de vendas e metas que gestores enfrentam todos os dias em suas empresas, contar com as sazonalidades das diferentes épocas do ano, é a garantia e oportunidade para melhoria dos números e resultados da empresa.

Uma destas sazonalidades, que durante os últimos 8 anos tem se feito presente no comportamento de compra e consumo dos brasileiros é a Black Friday, que em 2017 somente no varejo online movimentou cerca de 2,1 bilhões de reais e tem como previsão para esse ano, um aumento de 16%.

Um dado divulgado pelo time de Marketing do Extra, afirma que o número de resultados desta sexta-feira é equivalente ao de 10 sexta-feiras comuns.

Qualidade é o segredo do sucesso

Diante dos números acima, não é à toa que gestores e comerciantes se preparam durante muito tempo para atender e operar neste dia.

Para isso, é preciso levar em consideração a importância desta data, montar um planejamento e a partir dele, um plano com ações práticas, que deixem toda estrutura operacional preparada para atender os altos picos de demanda nesta época do ano.

Com o planejamento em mãos, é possível entender pontos de atenção na operação, antecipar suas ações, ver se é necessário a obtenção de mão de obra temporária, preparar seu estoque ou realizar suas ações de marketing referentes à data, por exemplo.

A grande questão não é simplesmente manter o alto fluxo quantitativo de mercadorias, mas sim a qualidade destes produtos e do serviço prestacional aos clientes.

“Garantir a eficiência operacional de ponta a ponta é um dos elementos-chave para que se tenha sucesso” – Rogério Tessari, CEO da Tiny

Indisponibilidade de operação

Deve se levar em consideração também, as possíveis ameaças e problemas que podem surgir no meio do caminho, com soluções práticas e rápidas, que atendam suas necessidades e não atrapalhem seus resultados.
Ameaças essas, que podem passar despercebidas agora e se tornarem um problema ainda maior, gerando enormes prejuízos financeiros no futuro.

Estamos falando de indisponibilidade e vou te dar um exemplo prático de como isso funciona.

Imagine que após seu planejamento e levantamento de ações antes da Black Friday, após uma reunião com seu time de Marketing, foi identificada uma previsão de 90 mil acessos ao site, por exemplo. Porém, no dia da ação, o resultado foi muito maior do que o esperado, os 90 mil acessos se transformaram em 400 mil e seus servidores não estavam preparados para isso e ficaram fora do ar, interrompendo a operação.

Algumas barreiras tecnológicas, traduzem números negativos para os e-commerces no Brasil, um dado divulgado pelo Google em 2015 afirmou que 90% dos 50 maiores sites brasileiros passaram por algum tipo de indisponibilidade, gerando perda de receita.

Outra pesquisa divulgada pelo grupo de tecnologia Aberdeen, mostra que a cada segundo demorado para carregamento de página, a satisfação do cliente cai em 16% e o número de visualizações em 11%.

Encontre soluções que atendam suas necessidades

Dentre o espectro de ações que devem ser realizadas para evitar os problemas mencionados no texto, z Compasso disponibiliza diversas soluções que podem ser utilizadas pelo time de TI para solucionar estes problemas.
Dentre eles, temos o Stress Testing e o Performance Test.

Basicamente o Stress Testing expõe as aplicações do site a um volume enorme de acessos, a ideia aqui é que as aplicações sejam testadas até seu limite e fiquem fora do ar, assim é possível identificar os pontos de ruptura.

Já o Performance Test trabalha com números reais de acesso, com base nas projeções que a empresa fez na fase de planejamento da Black Friday. Esta solução funciona com base em melhorias contínuas no sistema para atender demandas reais, uma vez que o Stress Testing não trabalha com números reais e apenas mostra os pontos que devem ser corrigidos.

Antecipar suas ações e tomar medidas preventivas, é a garantia de segurança e disponibilidade das suas aplicações nos picos de demanda da Black Friday. Ainda dá tempo de preparar a sua empresa, com soluções práticas e de rápida implementação. Consulte um dos nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar.

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.