Varejo: confira os 7 melhores livros para aprender mais

Estar atualizado com novos conhecimentos é primordial para quem busca melhores resultados. Afinal, não é possível inovar fazendo sempre mesma ação e repetindo igualmente os processos. Seja na área técnica ou em setores correlacionados à função que você exerce, é necessário ampliar horizontes e entender sobre o negócio de forma mais abrangente. 

Para isso, separamos os melhores livros sobre varejo. São sugestões que envolvem diversos assuntos e segmentações da área, como fidelização de clientes, o uso de tecnologia para modernização das rotinas e os perfis de clientela. Confira! 

#1 Arroz, Feijão e Varejo, de Caio Camargo  

A obra de Caio Camargo trata sobre os diferenciais necessários para alavancar o negócio. O autor, com mais de 20 anos de experiência, compartilha informações importantes sobre a experiência do cliente e o relacionamento com o varejo

Estão presentes no livro as dicas, técnicas e ideias de como vender mais e melhor. Os capítulos podem ser lidos de forma aleatória, não exigindo uma leitura contínua. Tudo para que o leitor possa ajustar seu tempo disponível ao tamanho do capítulo que pode absorver em cada ocasião. 

#2 Clientividade  – Como oferecer o que o seu cliente quer, de César Souza

A obra de César Souza coloca o cliente como centro das decisões no negócio, ensinando o melhor caminho para realizar a fidelização. O livro apresenta cases sobre negócios no varejo, permitindo que o leitor analise se o seu empreendimento não está passando pelas mesmas fases e processos. 

São 160 páginas de muito conteúdo, para uma leitura dinâmica e com informações possíveis de serem aplicadas no dia a dia. 

#3 Faces do Varejo, de Alberto Oyama, Alexandre Luercio, Claudia Bittencourt e outros

Conhecimento compartilhado. Essa é a tônica da obra que reúne histórias e cases de pessoas que têm anos de suas vidas dedicadas ao varejo. Os capítulos estão separados  por experiências, contribuindo para absorver novos aprendizados com exemplos de sucesso e fracasso.

Em cada case é possível conhecer alguma solução inovadora, tornando a leitura de Faces do Varejo imperdível. 

#4 Varejo & Tecnologia – o Futuro do Seu Negócio Passa Por Aqui, de Regiane Relva Romano

O mundo disponível em poucos toques. É assim que tem sido a relação das pessoas com a tecnologia e também com a internet. É possível pesquisar, ter informações e realizar a compra em minutos. Focando nesse universo de ferramentas online e experiências cada vez mais modernas, a autora Regiane Romano produziu a obra Varejo & Tecnologia. 

Entre os temas trabalhados no livro estão o universo Omnichannel, que atua em múltiplos canais de convergência digital. Portanto, é a obra ideal para conhecer algumas  das tendências da tecnologia no varejo, assim como de que modo as novas maneiras de se relacionar com o cliente online tem mudado os hábitos de consumo. 

 #5 Bom chefe, mau chefe, de Robert I. Sutton

A arte de atuar no varejo exige muito mais do que entender de técnicas para realizar boas vendas. Afinal, é preciso também atuar como chefe e, para isso, buscar o equilíbrio entre ótimas vendas e bom relacionamento com a equipe. 

Para ajudar nesse desafio, Robert Sutton apresenta cases e exemplos para que o leitor possa entender se está do lado ‘do bem’ ou ‘do mal’ enquanto chefe. Também aborda questões sobre liderança, assim como dados e resultados de como cada atuação entre bom e mau repercute. 

#6 Marketing 4.0 – Do tradicional ao digital, de Philip Kotler

A leitura dessa obra é para quem quer aprender sobre marketing. A necessidade de entender sobre comportamento, seja do mercado ou do consumidor, faz o conteúdo desse livro uma excelente opção para atualização de conceitos.

Afinal, o mundo on-line e toda sua conectividade fez mudar a forma de nos relacionarmos em todos os âmbitos. Então, se você ainda não conhece  sobre os caminhos que o cliente tem percorrido para realizar o desejo de consumo é hora de ler a obra de Philip Kotler

#7 Mindset – A nova psicologia do sucesso, de Carol Dweck

Para fechar a lista de sugestões de melhores livros sobre varejo, a obra de Carol Dweck  aborda a necessidade de ter uma atitude mental positiva para encontrar o sucesso. A autora explica porque assumimos uma conduta pessimista ou otimista, de sucesso ou fracasso. 

É a cereja do bolo para quem já domina a área técnica sobre varejo, tem vasta experiência, mas precisa encarar o desafio de se manter animado para alcançar seus objetivos. Além da questão trabalho, Carol também aborda a importância de ter uma postura de sucesso entre amigos e família. 

Agora que você já conhece as melhores opções de livro para entender sobre varejo, que tal avançar nos conhecimentos sobre tecnologia? O blog da Compasso UOL está repleto de conteúdos exclusivos. Tudo para você estar um passo à frente nos desafios do dia a dia.

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.